Social-liberalismo e neotecnicismo: notas sobre as recentes políticas educacionais brasileiras.
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.498Abstract
O artigo procura explorar uma visão de conjunto sobre as políticas educacionais adotadas durante os recentes governos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil. Para tanto, são consideradas leituras conceituais que conectam essas políticas a um ideário mais amplo sobre o papel da educação nos tempos do neoliberalismo, especialmente relacionado a abordagens de natureza econômica; à formatação internacional de uma pedagogia neotecnicista; à vigência de uma formação política específica descrita como social-liberal; e à obervação de certas características concretas dessas políticas na realidade brasileira. A abordagem teórica está fundamentada nas observações de Gramsci a respeito da configuração dos Estados nas democracias modernas, sobretudo no que se refere às funções da sociedade civil e à natureza das relações de classe. A conclusão do artigo busca oferecer insumos ao debate acadêmico contemporâneo sobre as políticas públicas recentes para a educação brasileira.
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