A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.532Abstract
A BNCC é um documento que vem trazer uma nova linguagem para o currículo da educação básica em todo o Brasil, com sua implantação para este ano, 2019, o mais tardar, início do ano letivo de 2020, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental. Discutida nos últimos três anos, com ampla resistência nos meios universitários, não há como se preocupar com a formação dos professores em cursos de Pedagogia, propriamente, visando apoiar formativamente os estudantes estagiários(as), no sentido de maior interrelação entre a universidade e sistemas de ensino. Diante disso, a proposta deste estudo é trazer a discussão da Base (Educação Infantil) sob um enfoque muito específico: a formação em Estágio de professores(as), em cursos de Pedagogia. E, neste enfoque formular três apontamentos que se estruturam ao entorno da abordagem do Estágio em Pesquisa, abordagem esta, em construção pelo autor. Com uma metodologia bibliográfica, ao elencar os recentes estudos sobre a temática da Base na Educação Infantil, o estudo procura “situar” de maneira inovadora o que pensam os estudantes pedagogos(as) sobre o documento da Base. Os resultados (os três apontamentos) indicam a necessidade e o esforço intelectual e científico dos estagiários(as) na compreensão e assimilação da nova proposta curricular presente na Base. Outro apontamento final, importante, é a oportunidade que se abre através do Estágio em Pesquisa no sentido de maior “adequação” do “novo” trabalho sob a Base, mesmo com suas contradições, neutralidades e “pontos cegos”.
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