Experiência Monográfica sob a ótica Analítica Junguiana: Sentimentos vivenciados e avaliados por graduandos em Psicologia na Universidade Federal do Paraná na disciplina de Monografia em 2018
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.511Abstract
Baseado na Psicologia Analítica Junguiana, este estudo busca descrever os sentimentos mais comumente relacionados a tarefa de elaboração da monografia, assim como sua avaliação pessoal. Para isso, foi utilizada metodologia analítica de Jung aplicada a um questionário, distribuído via e-mail a discentes de Psicologia da UFPR cursando a disciplina de Monografia em 2018, a fim de buscar os conceitos de sentimento e símbolo à luz da imagem da experiência de se fazer monografia. Observou-se que mesmo quando indagados a respeito de sentimentos positivos, 50% dos participantes fazem menção única ou parcialmente a sentimentos negativos, cujos principais critérios são o Tempo e a Desorientação.
Downloads
References
BROOKE, Roger. Analytical psychology and existential phenomenology: an integration and a clinical study. Psychoanalytic review, [S.l], v. 83, n. 4, p. 525, 1996.
BROOKE, Roger. Notes on the phenomenology of interiority and the foundations of psychology. International Journal of Jungian Studies, [S.l], v. 5, n. 1, p. 3-18, 2013.
CARBONI, Nogueira Oliveira; Valnice de NOGUEIRA. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. ConScientia e Saúde. São Paulo: UNINOVE, v.3, p. 65-72, 2004.
CATALÁN, Ángeles Rebollo; PÉREZ, Rafael Garcia; SÁNCHEZ, Raquel Barragán; GARCÍA, Olga Buzón; CARO, Luisa Vega. Las emociones en el aprendizaje online. RELIEVE, [S:l], vol. 14, n. 1, p. 1-23, 2008.
DENZIN, N.K.; LINCOLN, S.Y. The Landscape of Qualitative Research: theories and issues. Londres: Sage, 1998.
FALEIROS, Fabiana; KAPPLER, Christoph; PONTES, Fernando Augusto Ramos; SILVA, Simone Souza da Costa; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira de; CUCICK, Cibele Dias. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto e contexto - enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 4, 2016.
FERREIRA, Carlos Magno Guimarães; KLUTHCOVSKY, Ana Claudia Garabeli Cavalli; CORDEIRO, Tatiana Menezes Garcia. Prevalência de Transtornos Mentais Comuns e Fatores Associados em Estudantes de Medicina: um Estudo Comparativo. Revista brasileira de educação médica, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, p. 268-277, Jun. 2016.
GULASSA, Daniel C. R. Gulassa; ZYLBERSTAJN, Cecília; MASSONI, Cristiane G.; NONOYA, Denise Silva. Considerações sobre o processo de orientação de monografia em Psicodrama. Revista brasileira de psicodrama, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 81-94, 2013.
HILLMAN, James. A função sentimento. VON FRANZ, Marie-Louise; ___, James. A tipologia de Jung, São Paulo: Cultrix, p. 109-219, 1990.
JUNG, Carl Gustav. Fundamentos de Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, v. 18, n. 1, 2013.
JUNG, Carl Gustav. Sobre sentimentos e a sombra: sessões de perguntas de Winterthur. 2. ed. - Petrópolis: Vozes, 2015.
JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1976.
LEITE FILHO, Geraldo Alemandro; MARTINS, Gilberto de Andrade. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de administração de empresas, São Paulo, v. 46, n. spe, p. 99-109, Dec. 2006 .
LOUZADA, Rita de Cássia Ramos; SILVA FILHO, João Ferreira da. Formação do pesquisador e sofrimento mental: um estudo de caso. Psicologia em estudo, Maringá , v. 10, n. 3, p. 451-461, Dec. 2005.
PENNA, Eloisa Marques Damasco. O paradigma junguiano no contexto da metodologia qualitativa de pesquisa. Psicologia USP, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 71-94, 2005.
PENNA, Eloisa Marques Damasco. Pesquisa em Psicologia Analítica: reflexões sobre o inconsciente do pesquisador. Boletim de psicologia, São Paulo, v. 57, n. 127, p. 127-138, 2007.
PENNA, Eloisa Marques Damasco. Processamento simbólico arquetípico: uma proposta de método de pesquisa em psicologia analítica, São Paulo, 2009.
RUNA, Ana Isabel do Nascimento Ferreira; MIRANDA, Guilhermina Lobato. Validação Portuguesa das Escalas de Bem-estar e Mal-estar Emocional. RISTI, Porto, n. 16, p. 129-144, dez. 2015.
SANTA, Nathália Della; CANTILINO, Amaury. Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina: Revisão de Literatura. Revista brasileira de educação médica, Rio de Janeiro, v. 40, n. 4, p. 772-780, Dec. 2016.
DOS SANTOS, Lais Silva; RIBEIRO, Ícaro José Santos; BOERY, Eduardo Nagib; BOERY, Rita Narriman Silva de Oliveira. Qualidade de vida e transtornos mentais comuns em estudantes de Medicina. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 22, n. 4, nov. 2017.
YAMAGUCHI, Klenicy Kazumi de Lima; FURTADO, Maria Aparecida Silva. Dificuldades na leitura e na escrita e textos científicos de estudantes universitários no interior do Amazonas. Revista Educação Online, Rio de Janeiro,v. 13, n. 28, p. 108-125, mai-ago 2018.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.