TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.32890Abstract
A entrada no Ensino Médio representa um novo e especial momento na vida de muitos estudantes em que, aos poucos, aparecerão novidades, desafios e descobertas, acompanhadas de sensações de insegurança, ansiedade, expectativa e cobrança por desempenho. Este texto relata vivências colaborativas entre profissionais da Educação Física e da Psicologia que, por meio de um currículo intercultural, desenvolveram técnicas de concentração, relaxamento e autoconsciência com 75 alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Por meio de jogos cognitivos na escola, massagens com aparelhos e meditação em áreas verdes da cidade, elaboramos ágoras (módulos) semanais por trimestre do ano letivo, buscando bem-estar e qualidade de vida dos alunos, objetivos que foram alcançados, conforme indica a análise de conteúdo das avaliações das aulas.
Downloads
References
BARANYI, Lucas. Menos estresse e mais memória: 7 benefícios do contato com a natureza. Viva Bem. Disponível em: <https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/09/15/beneficios-do-contato-com-a-natureza-veja-como-inclui-los-no-dia-a-dia.htm>. Acesso em: 16 abr. 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BUSNELO, Fernanda de Bastani; SCHAEFER, Luiziania Souto; KRISTENSEN, Christian Haag. Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). v. 13, n. 2, jul/dez. 2009, p. 315-323. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v13n2/v13n2a14>. Acesso em 11 mar. 2019.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
CASSAR, Mario-Paul. Manual de Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.
COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII. Projeto Coletivo de Trabalho. Juiz de Fora, 2006 (mimeo).
COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII. Filosofia do colégio João XXIII. Juiz de Fora: Parte institucional da agenda escolar, 2010. Disponível em: <http://www.ufjf.br/joaoxxiii/institucional/filosofia>. Acesso em 16 set. 2017.
DISITZER, Marcia. Meditação é adotada em escolas e beneficia crianças e adolescentes. Jornal O Globo. 3 jul. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/ela/gente/meditacao-adotada-em-escolas-beneficia-criancas-adolescentes-22845089> . Acesso em: 19 mar. 2019.
DUARTE, Cátia Pereira (org.). Caderno didático: saberes docentes em Educação Física. 2. ed. Juiz de Fora: C. E. João XXIII, 2015. <http://www.ufjf.br/joaoxxiii/ensino/experiencias-pedagogicas-2/caderno-didaticos/>. Acesso em 04 de jul. 2018.
FAGUNDES, Paula Resende; AQUINO, Magno Geraldo; PAULA, Alessandro Vinícius. Pré-vestibulandos: percepção do estresse em jovens formandos do ensino médio. Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR. Umuarama, v. 18, n. 1, p. 57-69, jan./mar. 2010.
FERREIRA, Paula. Estudantes brasileiros estão entre os mais ansiosos do mundo. Jornal O Globo. 19 abr. 2017. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/estudantes-brasileiros-estao-entre-os-mais-ansiosos-do-mundo-21225685>. Acessoem: 19 mar. 2019.
GIROUX, Henry A. & McLAREN, Peter. Formação do professor como uma contra esfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. p. 125-153.
GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira. Enfrentando provas escolares: relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no ensino médio. 2016. 259 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - PUC Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas, SP, 2016. Disponível em: <http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/850/2/Luiz%20Ricardo%20Vieira%20Gonzaga.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2019.
LONDE, Patrícia Ribeiro; MENDES, Paulo César. A influência das áreas verdes na qualidade de vida urbana. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde. jun. 2014. ISSN: 1980-1726Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26487> . Acesso em: 16 abr. 2019.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PAGGIARO, Patrícia Bergantin Soares. CALAIS, Sandra Leal. Estresse e escolha profissional: um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clínicos. jul./-dez. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822009000200004> . Acesso em: 19 mar. 2019.
PIMENTEL, Mônica Espíndola Zapala. O efeito do Yoga na qualidade de vida dos alunos da educação profissional tecnológica: uma perspectiva omnilateral para a educação. 2019. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação Stricto Sensu de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Rio Pomba, 2019.
RAMOS, Daniela Karine; ROCHA, Natália Lorenzetti da. Jogos cognitivos em pequenos grupos: contribuições às habilidades cognitivas. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 11, n. 20, p. 277-294, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/529/pdf>. Acesso em 19 mar. 2019.
SPITZCOVSKY, Débora. Escola troca punições por momentos de meditação (e casos de mau comportamento diminuem). The Greenest Post. 26 set. 2016. Disponível em: <https://thegreenestpost.com/escola-troca-punicoes-por-momentos-de-meditacao-e-casos-de-mau-comportamento-diminuem/>. Acesso em 19 mar. 2019.
TERRA, Dinah Vasconcellos. Orientação do trabalho colaborativo na construção do saber docente: a perspectiva do planejamento coletivo do trabalho pedagógico (PCTP). Movimento (ESEFID/UFRGS). Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 157-179, dez. 2007. ISSN 1982-8918. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2831>. Acesso em: 14 set. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.