INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE: construindo uma escola para/com os Avá-Canoeiro de Goiás (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.41286Keywords:
Educação Intercultural. Avá-Canoeiro. DecolonialidadeAbstract
O trabalho analisa o processo de construção de uma escola para/com os Avá-Canoeiro, no Brasil, por meio de parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Seduc (Secretaria de Estado de Educação do Estado de Goiás). A orientação teórico-metodológica do trabalho inclui: 1) pesquisa etnográfica colaborativa e compartilhada, que, por meio de oficinas e outras experiências, permite a sistematização escrita de práticas e referências culturais Avá-Canoeiro; 2) a análise e o uso dessa produção escrita como conhecimento significativo para a construção da uma matriz curricular e para a organização das aulas. Essa experiência mostrou que é possível construir novas estratégias de formação de professores tendo como referência a cultura e o protagonismo dos povos originárioINTERCULTURALITY AND DECOLONIALITY:
building a school for/and/with the Avá-Canoeiro from Goiás (Brazil)
ABSTRACT
The aim of this work is to analyse the process of buiding a school for/with the Avá-Canoeiro, through a partnership between the Federal University of Goiásand the Seduc (Department of State of Education of the State of Goiás). The theoretical-methodological path includes: 1) collaborative and shared ethnographic research in which through workshops and among other experiences allow the systematization of the written paractices along with Avá-Canoeiro cultural references; 2) the analysis and use of this written production as significant knowledge for the construction of a curriculum matrix and for the organization of classes. This experience has shown that it is possible to build new teacher training strategies with reference to the culture and protagonism of the original peoples.
Keywords: Intercultural Education. Avá-Canoeiro. Decoloniality.
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