EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.36047Keywords:
Movimento Social. Cartografia social. Luta pela terra.Abstract
O presente texto tem por objetivo refletir sobre o processo de práticas de educação popular e de mapeamento social no Acampamento Padre Josimo, Tocantins, na luta pelo território. A metodologia utilizada consistiu na realização de duas oficinas de mapas no acampamento em 2018, no qual os acampados /as produziram, através de desenhos, suas trajetórias de luta pela terra. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa indicou que a luta é árdua e criminalizada pela sociedade, que tem, nas narrativas burguesas, instrumentos para tal criminalização. Entretanto, o mapeamento como instrumento pedagógico de educação popular contribuiu para elaboração de ação cultural para outras narrativas contra-hegemônicas.
Downloads
References
ACSELRAD, Henri. Mapeamentos, identidades e territórios. In: ACSELRAD Henri (Org.). Cartografia social e dinâmicas territoriais: marcos para o debate. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2012.
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Carajás, a guerra dos mapas. 2. ed. Belém: Seminário Consulta, 1995a.
ALMEIDA. Alfredo Wagner Berno de. Quebradeiras de Coco Babaçu: identidade e mobilização. Trabalho apresentado no III Encontro Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu. São Luís, 1995b.
ALMEIDA. Alfredo Wagner Berno.Terras tradicionalmente ocupadas - processos de territorialização e movimentos sociais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 6, n. 1, maio 2004.
ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros; SOUZA, Murilo. A nova cartografia social como instrumento de resistência: reflexões sobre a história de vida dos camponeses e camponesas na Luta pela Terra – MST/Goiás. Revista Campo Território, n. 27, v. 12, p. 287-308, 2017.
BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, Campo intelectual e Habitus de Classe. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sérgio Miceli. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. p.183-202.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação pública, educação alternativa, educação popular e educação do campo: algumas lembranças e divagações. 2012, p. 2. mimeo.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Editora Brasiliense, 2017.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 12. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Editora Paz e Terra,1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987.
GALASTRI, Leandro de Oliveira. A construção do bloco histórico. In: LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHAÉS, Lívia Rocha; SANTOS, Wilson da Silva (Org.). Gramsci no limiar do século XXI. Campinas, SP: Librum editora, 2013.
GRAMSCI, Antonio. Introdução ao estudo da filosofia. A Filosofia de Benedetto Croce. Trad.: Carlos Nelson Coutinho. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. (Cadernos do Cárcere).
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
MEDEIROS, Leonilde Servolo de. História dos Movimentos Sociais do Campo. Rio de Janeiro: Fase, 1989.
MEDEIROS, Rejane. Cleide. Almeida. Práxis política do movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra (MST/TO): trajetória de organização e formação política. 2017. 237 p. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Ciências Sociais: Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
PALUDO, Conceição. A Educação Popular como resistência e emancipação humana. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, mai/ago. p. 219-238, 2015.
PESSOA, Jadir de Morais. Aprender e ensinar no cotidiano de assentamentos rurais em Goiás. Revista da ANPED, n. 10, jan./abr. p. 79-89, 1999.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. De Saberes e de territórios - diversidade e emancipação a partir da experiência latino-americana. Revista Geographia, Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, v. 8, n.16, Niterói, 2006.
ROSA, Marcelo Carvalho. Ocupações de terra. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
SELAU, Mauricio de Silva. História oral: uma metodologia para o trabalho com fontes orais. Revista Esboços, v. 11, n. 11, UFSC, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/486/9887. Acesso em: 18 jun. 2018.
SIGAUD, Lygia; ROSA, Marcelo; MACEDO, Marcelo Ernandez. Ocupações de terra, acampamentos e Demandas ao Estado: uma análise em perspectiva comparada. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 51, n. 1, p. 107-142, 2008.
MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 326-344, jul./dez. 2011.https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6519
SOBREIRA FILHO, José. Ocupações de terra no Brasil (1988-2010): uma leitura geográfica e a conjuntura política da luta pela terra, 2011. Disponível em: http://reformaagrariaemdados.org.br/biblioteca/artigoensaio/ ocupa%C3% A7%C3%B5es-de-terra-no-brasil-1988-2010-uma-leitura-geogr%C3%A1fica-e-conjuntura. Acesso: 19 jun. 2018.
SOUSA, Clarilza Prado de et al. Representações sociais: estudos metodológicos em educação. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011.
THOMPSON, Edward. Paul. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 2004.
TROCATE, Charles (Org.). Ideias para o pensamento político da via campesina na Amazônia: pela construção de um bloco camponês e popular. Marabá-PA: Editorial Iguana, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.