EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.36047

Mots-clés:

Movimento Social. Cartografia social. Luta pela terra.

Résumé

O presente texto tem por objetivo refletir sobre o processo de práticas de educação popular e de mapeamento social no Acampamento Padre Josimo, Tocantins, na luta pelo território. A metodologia utilizada consistiu na realização de duas oficinas de mapas no acampamento em 2018, no qual os acampados /as produziram, através de desenhos, suas trajetórias de luta pela terra. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa indicou que a luta é árdua e criminalizada pela sociedade, que tem, nas narrativas burguesas, instrumentos para tal criminalização. Entretanto, o mapeamento como instrumento pedagógico de educação popular contribuiu para elaboração de ação cultural para outras narrativas contra-hegemônicas.

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Biographie de l'auteur

Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Sociologia

Professora da Universiadade Federal do Tocantins

Curso de Educação do Campo

Programa de pós-graduação em estudos de Cultura e Território.

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Publiée

2020-06-09