“NÃO PRESTEM ATENÇÃO À VOZ DAS SEREIAS!”: o cotidiano feminino na revista “Para Moças” (1940/1960)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.38158

Abstract

A presente pesquisa procura compreender o uso de impressos de cunho civilizatório, publicados no início do primeiro quartel do século XX, e sua relação com o cotidiano feminino inscrito nas práticas sociais, com ênfase nas prescrições de ordem moral e nas relações de gênero presentes nessas prescrições. As fontes investigadas consistem em seis edições da revista “Para Moças”, criada por P. Eliseu e publicadas, possivelmente, entre as décadas de 1940 e/ou 1960. Para atender ao objetivo proposto, os documentos são analisados a partir dos conceitos de civilidade e representação. A metodologia empregada é a análise documental e arquivística. Os impressos analisados, como tantos outros da mesma tipologia, ocupam um lugar importante na educação não escolarizada, sobretudo das mulheres, em um período no qual as representações do feminino e o seu espaço na sociedade sofreram as consequências da expansão da urbanização. As conclusões, ainda iniciais, apontam que a revista “Para Moças” produz um discurso prescritivo, de cunho moral, focado na educação da mulher urbana. Visava a produzir comportamentos galgados nos preceitos e valores morais, nos bons costumes, de forma a construir e difundir representações de mulheres recatadas, obedientes, religiosas e cujo destino natural e desejado era o matrimônio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciane Sgarbi S. Grazziotin, Professora pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Educação (PUCRS)

Doutora em Educação (PUCRS)

Tainá Martins de Barros, Graduanda em Ciências Sociais (UNISINOS)

Graduanda em Ciências Sociais (UNISINOS)

Graduanda em Ciências Sociais (UNISINOS)

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Licenciado, bacharel e mestre em História pela Pontifíia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

References

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulheres no Cotidiano: Educação e Regras de Civilidade (1920/1950). Revista Dimensões, Vitória, v. 33, p. 336-359, jul./dez. 2014.

CASTILLO, Antonio. Educação e Cultura Escrita: A Propósito dos Cadernos e Escritos Escolares. Revista Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 66-72, jan./abr. 2012.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Ed. Difel, 2002.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.

CUNHA, Maria Teresa dos Santos. Armadilhas da Sedução: os romances de M. Delly. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1999.

CUNHA, Maria Teresa dos Santos. Tenha modos! Manuais de civilidade e etiqueta na escola normal (anos 1920-1960). Florianópolis: UDESC, 2005.

DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette - Mídia, cultura e revolução. Tradução Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CUNHA, Maira Isabel da; BIANCHETTI, Lucídio. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos: memórias e olhares em questão. In: GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; DAL’IGNA, Maria Cláudia; ADAMS, Telmo. Os 25 anos do Programa de em Educação da Unisinos: trajetórias e perspectivas. São Leopoldo: Oikos, 2019.

LEMOS, Fernanda. Entrevista com Joan Scott. Revista Mandrágora, São Paulo, v. 19, n. 19, p. 161-164, jan./dez. 2013.

PILLA, Maria Cecília Barreto Amorim. Manuais de Civilidade, Modelos de Civilização. História em Revista, Pelotas, v. 9, p. 1-16, jan./dez. 2003.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A distinção e suas normas: leituras e leitores dos manuais de etiqueta e civilidade. Rio de Janeiro, século XIX. ACERVO: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 8, n. 01/02, jan./dez. 1995.

REVEL, Jacque. Os usos da civilidade. In: ARIÈS, Philippe; CHARTIER, Roger. História da vida privada: da renascença ao século das luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p.169-209. v. 3.

SAMARA, Eni de Mesquita; TUPY, Ismênia S. Silveira T. História & Documento e Metodologia de Pesquisa. Belo Horizonte: Ed. Autêntica Ltda, 2007.

VIÑAO, Antonio. Sistemas Educativos, Culturas Escolares y Reformas. Madrid: Ediciones Morata, 2006.

SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

VIÇOSO. In: MICHAELIS, Dicionário Online. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/palavra/PqydG/vi%C3%A7oso/. Acesso em: 03/ ago. 2019.

Published

2019-11-28

How to Cite

Grazziotin, L. S. S., Barros, T. M. de, & Hass da Silva, E. C. (2019). “NÃO PRESTEM ATENÇÃO À VOZ DAS SEREIAS!”: o cotidiano feminino na revista “Para Moças” (1940/1960). Movement - Education Journal, (11), 19-46. https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.38158

Issue

Section

Artigo - Fluxo contínuo