EDUCAÇÃO POPULAR E CULTURA POPULAR: retomando o debate (EDITORIAL)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.42979

Keywords:

Educação popular. Cultura popular. Revolução cultural. Lutas de classe.

Abstract

Este texto resgata a memória da educação popular em períodos marcados pelo movimento cultural ocorrido de baixo para cima, no Brasil, entre final do século XIX e o final do XX, no bojo das modificações mais amplas da América Latina. De modo a cumprir com o desafio, parte do presente histórico, no contexto de crise do capital e de crise sanitária, evidenciando não apenas as contradições pelas quais opera o bloco dominante no poder, o seu caráter conservador, anticiência e fundamentalista, mas também a sua investida na produção cultural da ignorância. Em seguida, analisa a concepção de cultura à luz do materialismo histórico dialético de modo a capturar os conceitos de cultura popular e de educação popular que emergiram dos períodos de revolução cultural. Depois, a pergunta “Questão cultural ou opção política?” remete ao processo de colonização na América Latina para caminhar de volta ao presente, ao longo de centenas de anos marcados por lutas de classe, por diferentes formas de resistência e por laços de solidariedade que possibilitaram a formas de expressar a cultura, o processo de conscientização dos grupos subalternos por mediações da identidade de interesses comuns e da educação popular. À guisa da conclusão, aponta-se para o desafio da classe trabalhadora e do movimento popular de conduzirem o processo contra o conservadorismo e os monopólios.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Zuleide S. Silveira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Zuleide S. Silveira - Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora Adjunta da Faculdade de Educação da mesma Universidade; Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a contribuição do pensamento crítico latino-americano; Membro do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/EPSJV). Editora-Chefe da Movimento - revista de educação da Faculdade de Educação e do PGG-E da Universidade Federal Fluminense

References

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. São Paulo, 2006,

BARATA-MOURA, José. Materialismo e subjectividade. Estudos em torno de Marx. Lisboa: Edições "Avante!", 1997.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.

CARVALHO, Olavo. Do marxismo cultural. Olavo de Carvalho. Website oficial [Online].Publicado em 08/06/2020 no Jornal O Globo. Disponível em https://olavodecarvalho.org/do-marxismo-cultural/

CALIL. Gilberto. Temas da educação: a práxis político-social de José Carlos Mariátegui. In: SILVEIRA, Zuleide S.; DUARTE, Luiz Claudio (Orgs.). A contribuição do pensamento latino-americano: resistir e transformar a realidade do lado de cá. Uberlândia: Navegando Publicações, p. 37-56, 2019.

CORD, Marcelo Mac. Artífices da cidadania: mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista. Campinas: FAPESP/Editora da Unicamp, 2012.

CORD, Marcelo Mac; BATALHA, Claudio (Orgs.). Organizar e proteger: trabalhadores, associações e mutualismo no Brasil (séculos XIX e XX). Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

CORD, Marcelo Mac; ARAÙJO, Carlo Eduardo Moreira; GOMES, Flávio Santos. Para não dizer que não falei de flores: educação, história e exclusão. In: CORD, Marcelo Mac; ARAÙJO, Carlo Eduardo Moreira; GOMES, Flávio Santos (Orgs.). Rascunhos cativos: educação, escolas e ensino no Brasil escravista. Rio de Janeiro: FAPERJ: 7 Letras, 2017.

CORREIO BRASILIENSE. Política. ‘70% da população vai ser contaminada’, diz Bolsonaro a apoiadores. Publicado em 18/04/2020 às 16:56. Atualizado em 18/04/2020 às 17:04. Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/04/18/interna_politica,845999/70-da-populacao-vai-ser-contaminada-diz-bolsonaro-a-apoiadores.shtml

CUEVA, Augustín. A guinada conservadora. In: CUEVA, Augustin (Org.). Tempos conservadores. São Paulo: Hucitec, p. 19-37, 1989.

DOS SANTOS, Theotonio. Socialismo ou fascismo: o novo caráter da dependência e o dilema latino-americanos. Florianópolis: Editora Insular, 2018.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008.

ESTEBAN, Maria Teresa. América Latina, colonialidade e projetos de libertação: a práxis político-social de Paulo Freire. In: SILVEIRA, Zuleide S.; DUARTE, Luiz Claudio (Orgs.). A contribuição do pensamento latino-americano: resistir e transformar a realidade do lado de cá. Uberlândia: Navegando Publicações, p. 37-56, 2019.

FÁVERO, Osmar. Memória e História: o DVD Educação Popular 1947-1966.Niterói: NEDEJA/FEUFF, 2008. Disponível em www.forumeja.org.br

FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: importância e atualidade de sua obra. Revista e-Curriculum, v.7, nº 3, p. 1-8. 2011. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/7589

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo. Autores Associados, 1989.

FLAUZINO, Regina Fernandes. Entrevista: Estamos em curva ascendente da epidemia da Covid-19 no Brasil. Jornal da AdUFF. Associação dos Docentes da UFF. Seção Sindical do ANDES-SN. Niterói: AdUFF. Edição concluída em 25 de março de 2020, p.6. Disponível em http://aduff.org.br/site/index.php/publicacoes/jornal-aduff-2020

FONTES, Virgínia. Entrevista: coronavírus e a crise do capital. ANDES. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior [Online]. Brasília: ANDES-SN. Atualizado em 16 de Abril de 2020 às 18h18. Disponível em https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/cORONAVIRUS-e-a-cRISE-dO-cAPITAL1

GÓES, Moacyr de. De Pé no Chão Também se Aprende a Ler (1961-64). Uma escola democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, v.1. Introdução ao estudo da filosofia; A filosofia de Benedetto Croce. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HAYEK, Friedrich Auguste. O caminho da servidão. Rio de Janeiro: Exped: Instituto Liberal, 1984.

HOBSBAWM. Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Compainha das Letras, 2005.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios, 1875-1914. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HOBSBAWM, Eric. Sobre a história. São Paulo: Compainha das Letras, 1998.

MARCUSE, Hebert. Cultura e sociedade, v. II. São Paulo. Paz e Terra, 1998.

MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo. 2012.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MATTOS, Marcelo Badaró. Escravizados e livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2008.

MEJÍA J., Marco Raúl. Aprofundar na Educação Popular para construir uma globalização desde o Sul. In: PONTUAL, Pedro; IRELAND, Timothy (Orgs.). Educação popular na América-Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: MEC: CEAAL, UNESCO, p. 204-211, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=654-vol4americalatina-pdf&Itemid=30192

MEJÍA J., Marco Raúl. La educación popular: una construcción colectiva desde el Sur y desde abajo. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, nº 62, 2014. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/2750/275031898079.pdf

MIGUEL, Jean. Coronavírus, bolsonarismo e a produção da ignorância. Boletim Cientistas Sociais e Coronavírus. Associação Brasileira de Antropologia [Online]. Boletim especial nº 34, publicado em 06/05/2020. Disponível em http://www.anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/destaques/2348-boletim-n-34-cientistas-sociais-e-o-coronavirus?idU=3&acm=_272

OLIVEIRA, Thaiane. Ciência contra a desinformação: pesquisadora da UFF explica a importância do combate à anticiência em tempos de coronavírus. Universidade Federal Fluminense: Notícias [Online]. Publicado em 09/04/2020. Disponível em http://www.uff.br/?q=noticias/09-04-2020/ciencia-contra-desinformacao-pesquisadora-da-uff-explica-importancia-do-combate

PAIVA, Vanilda. Introdução. In: PAIVA, Vanilda (Org.). Perspectivas e dilemas da educação popular. 2.ed. Rio de Janeiro: edições Graal, p. 15-60, 1986.

PARIS, Carlos. O animal cultural. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

PRONKO, Marcela Alejandra. Entre o Mito e o Esquecimento: As Propostas de Criação de Universidades do Trabalho na Argentina e no Brasil na Primeira Metade do Século XX. Niterói, 2002. 325f. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2002.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LEHER, Roberto; SETÚBAL, Mariana (Orgs.). Pensamento Crítico e movimentos sociais. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Ynaê Lopes do. História da África e do Brasil afrodescendente. Rio de Janeiro: Pallas Editora e Distribuidora LTDA:FAPERJ, 2017.

SAVIANI, Dermeval. 11.ed.rev. Pedagogia Histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associado, 2013.

SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os movimentos populares. In: SEMERARO, Giovanni; OLIVEIRA, Marcos Marques; SILVA, Percival Tavares da; LEITÃO, Sonia Nogueira (Orgs.). Gramsci e os movimentos populares. 2.ed. Niterói: EdUFF, p. 287-302, 2013.

SENNET, Richard. A corrosão do caráter. O desaparecimento da virtude com o novo capitalismo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2012.

SILVEIRA, Zuleide S. Conceito de cultura e concepção materialista da história: um debate sobre os estudos culturais. Revista História & Lutas de Classe. Marechal Rondon: PR, nº18, setembro, p. 11-16, 2014.

SILVEIRA, Zuleide Simas da. Contradições entre capital e trabalho: concepções de educação tecnológica na reforma do ensino médio e técnico. Jundiaí: Paco Editorial.

THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária, v. I: a árvore da Liberdade. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

THOMPSON, Edward Palmer. Algumas observações sobre classe e “falsa consciência”. In: NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sergio. 2. Reimp. E. P. Thompson. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, SP: EdUnicamp, 2007.

WILLIAMS, Raymond. The long revolution. Londres, UK: Peguins Books Ltda, 1965.

Published

2020-06-09

How to Cite

Silveira, Z. S. (2020). EDUCAÇÃO POPULAR E CULTURA POPULAR: retomando o debate (EDITORIAL). Movement - Education Journal, 7(12), 1-25. https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.42979