O PROBLEMA DA FORMAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DAS CONDIÇÕES SUBJETIVAS DOS PROFESSORES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL- Contribuições de José Barata-Moura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.46603

Palavras-chave:

Prática, formação, professores, verdade, marxismo

Resumo

O artigo explora a questão radical subjacente à prática do ensino e ao estágio enquanto momentos da formação pré-profissional das condições subjetivas dos professores para a prática profissional. Defende-se que prática de ensino e o estágio referem-se ao problema da formação com verdade, ou seja, de uma formação que possibilite uma consciência/subjetividade que reflita adequadamente aquilo que é a realidade. Esta é a questão de fundo da produção do conhecimento sobre a formação de professores. E é por esta razão que o pensar a prática do ensino e o estágio demandam uma adequada investigação acerca do problema do conhecimento. Delimitando esta investigação à matriz materialista e dialética, discutimos as condições subjetivas que os professores em formação precisam desenvolver para conquistar a correspondência entre consciência e realidade objetiva.

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Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia

Professora Associada da FACED UFBA. Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa. Doutora em Filosofia e História da Educação.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Peixoto, E. M. de M. (2020). O PROBLEMA DA FORMAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DAS CONDIÇÕES SUBJETIVAS DOS PROFESSORES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL- Contribuições de José Barata-Moura. Movimento-Revista De educação , 7(14). https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.46603