A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i05.90Resumen
Este texto aborda o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a renovação da escola. Parte da análise sociocultural de que as TIC não são apenas meros instrumentos para se comunicar este ou aquele conteúdo, mas contribuem fortemente para condicionar as estruturas da sociedade, nomeadamente as educativas. Em primeiro lugar, caracteriza-se o tipo e a essência das actuais TIC. Em segundo lugar, reflete-se aobre as repercussões na renovação escolar e curricular – organizativas, na relação com os conteúdos e metodológicas -, cujo desenvolvimento aponta para a renovação e transformação da escola em Comunidades de Aprendizagem. O autor conclui que as TIC proporcionam um espaço de profunda renovação da escola e que os agentes educativos têm aqui um grande desafio: transformar o modelo escolar que privilegia a lógica da instrução e da transmissão da informação para um modelo cujo funcionamento se baseia na construção colaborativa de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais.
Palavras-chave: Tecnologia; educação; renovação; escola.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.