A privatização da educação superior e as políticas sociais no Brasil dos anos 90
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i06.97Resumen
O presente artigo analisa as políticas de privatização da educação superior no Brasil, nos anos de neoliberalismo. Parte do pressuposto de que a educação está inserida no campo das políticas sociais, por isto investiga o processo de redefinição destas políticas para possibilitar uma melhor compreensão de seus determinantes econômicos e políticos. O artigo estuda o processo de privatização da educação superior que, a partir da década de 1990, apresenta duas principais vertentes: a privatização do ensino público e o estímulo à expansão das instituições privadas de nível superior, através do empresariamento do ensino.
Palavras-chave: neoliberalismo; educação superior; privatização.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2013-12-18
Cómo citar
Silva, A., & Algebaile, M. E. (2013). A privatização da educação superior e as políticas sociais no Brasil dos anos 90. REVISTA MOVIMIENTO, (06). https://doi.org/10.22409/mov.v0i06.97
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.