Educação integral: possibilidades e desafios na construção de uma educação na perspectiva dos trabalhadores

Autores/as

  • Maristela Barbara
  • Martinho da Conceição

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.116

Resumen

Nas sociedades capitalistas, o trabalho deixou de ser uma atividade libertadora, passando a ser, para os que não detêm os meios de produção, um meio de sobrevivência, através da venda da força de trabalho a terceiros. O reflexo dessa mudança encontra-se, ao longo dos últimos séculos, nas propostas de educação comprometidas com o capital, em que a ênfase é dada à dimensão do homem como instrumento de trabalho. Contrapondo-se a essa lógica, a Central Única dos Trabalhadores formula uma proposta de educação emancipadora e, portanto, integral, visando interferir nas políticas públicas de educação dos trabalhadores

Palavras-chave: trabalho e educação, educação integral dos trabalhadores, educação profissional.

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Publicado

2013-12-18

Cómo citar

Barbara, M., & da Conceição, M. (2013). Educação integral: possibilidades e desafios na construção de uma educação na perspectiva dos trabalhadores. REVISTA MOVIMIENTO, (08). https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.116

Número

Sección

Dossiê Temático