Democracia na escola e construção do público. Notas de pesquisa sobre as vivências nos CIEPS – RJ
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.171Resumen
O debate sobre democracia e construção do público é central para o NUFIPE – Núcleo de Filosofia Política e Educação da Faculdade de Educação-UFF, estando relacionado a práticas de pesquisa e intervenção a que se dispõem os integrantes de tal grupo. Neste artigo, a referência é o Projeto dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs, buscando compreender como se realizam as vivências dos educadores exigidos como protagonistas de práticas emancipadoras e alinhados a matrizes filosóficas de sentido liberal, como são as herdadas de John Dewey e Émile Durkheim, por meio de intelectuais e ações fundadoras do sistema nacional de educação no país.
Palavras-chave: democracia; construção do público; matrizes curriculares.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2013-12-18
Cómo citar
Xavier, G. (2013). Democracia na escola e construção do público. Notas de pesquisa sobre as vivências nos CIEPS – RJ. REVISTA MOVIMIENTO, (13). https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.171
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.