A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E NA PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.414Resumen
O objetivo deste artigo é analisar a dialogicidade na educação de Paulo Freire. Consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, em que se consultam obras de Paulo Freire e de outros autores, bem como relatórios do ensino de filosofia com crianças, realizados por educadores de um Núcleo de Educação Popular, em escolas do Pará. Neste estudo, reflete-se sobre como o diálogo está presente teoricamente na educação freireana, analisando-se o diálogo e as suas dimensões existenciais, ético-política e metodológica e o uso do diálogo freireano no ensino de filosofia com crianças em espaços escolares.
Palavras-chave: Dialogicidade; Educação; Paulo Freire.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2017-11-09
Cómo citar
Oliveira, I. A. de. (2017). A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E NA PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS. REVISTA MOVIMIENTO, (7), 228-253. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.414
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.