Os limites da noção de competência sob a perspectiva da formação humana
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.87Résumé
O artigo demonstra os limites da noção de competência na perspectiva da formação humana, confrontando-a com o conceito de qualificação como relação social em três de suas dimensões: experimental, conceitual e social. Afirma que a relevância adquirida pela noção de competência na relação trabalho-educação processa-se como deslocamento conceitual. Demonstra, ainda, que os significados dessa noção fundamentam-se em uma concepção natural-funcionalista de homem e subjetivo-relativista de conhecimento, reforçando o irracionalismo. Finalmente, indica a necessidade de ressignificar a noção de competência coerentemente com uma concepção de mundo comprometida com a realidade da classe trabalhadora, subordinando-a ao conceito de qualificação como relação social. No plano das relações educativas, resgata o princípio da formação omnilateral.
Palavras-chave: competência; qualificação.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.