Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar

Auteurs

  • Renato Oliveira

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https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.139

Résumé

O presente artigo está dividido em duas partes. A primeira aborda, em diferentes contextos históricos, a natureza dos compromissos ético-políticos firmados entre “quem educa” e “quem é educado”. Os autores e os momentos focalizados não esgotam, naturalmente, o debate, mas permitem traçar um escopo útil à reflexão do educador nos dias de hoje. A segunda analisa como o conceito de cidadania é tratado na “introdução aos Temas Transversais dos PCNs” (terceiro e quartos ciclos). Com base nas contribuições de Perelman e de Reboul, são feitas considerações sobre a técnica argumentativa do distinguo, empregada no documento, assim como sobre o próprio discurso pedagógico e as estratégias propostas aos professores para a abordagem das questões éticas.

Palavras-chave: educação; cidadania; Parâmetros Curriculares Nacionais; ética.

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Publiée

2013-12-18

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático