Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.139Résumé
O presente artigo está dividido em duas partes. A primeira aborda, em diferentes contextos históricos, a natureza dos compromissos ético-políticos firmados entre “quem educa” e “quem é educado”. Os autores e os momentos focalizados não esgotam, naturalmente, o debate, mas permitem traçar um escopo útil à reflexão do educador nos dias de hoje. A segunda analisa como o conceito de cidadania é tratado na “introdução aos Temas Transversais dos PCNs” (terceiro e quartos ciclos). Com base nas contribuições de Perelman e de Reboul, são feitas considerações sobre a técnica argumentativa do distinguo, empregada no documento, assim como sobre o próprio discurso pedagógico e as estratégias propostas aos professores para a abordagem das questões éticas.
Palavras-chave: educação; cidadania; Parâmetros Curriculares Nacionais; ética.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.