A educação no contexto da “nova gestão pública”
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.168Résumé
Este artigo propõe-se a discutir os princípios da “Nova gestão pública”, analisando seu impacto na política social brasileira, particularmente no que se refere à educação. Observa-se que essa tendência tem sido inserida na educação brasileira por meio não só da reforma administrativa do Estado, que se reflete em toda a sua política educacional, como também por meio de programas desenvolvidos a partir de acordos de cooperação internacional. Esses acordos vêm sendo ampliados na década de 1990, atingindo todas as regiões do país, inserindo nas escolas uma nova cultura organizacional, baseada na racionalidade técnica e no controle do trabalho escolar.
Palavras-chave: cooperação internacional; gestão educacional; reforma educacional.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2013-12-18
Comment citer
Scaff, E. (2013). A educação no contexto da “nova gestão pública”. Movimento-Revista De educação , (13). https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.168
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.