Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores

Auteurs

  • João Pedro Ponte

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.183

Résumé

Este artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino-aprendizagem da matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de matemática portugueses, analisa a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas de exploração/investigação e discute as respectivas potencialidades. Finalmente, refere as condições ao nível da cultura profissional dos professores, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa, que podem favorecer uma actividade de pesquisa sobre a sua própria prática profissional.

Palavras-chave: ensino da matemática; resolução de problemas; investigação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-18