La pedagogía del nuevo milenio y su discurso: percepciones y realidades. Una propuesta curricular
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.297Résumé
En el ámbito de la Pedagogía intervienen distintos elementos: sujetos, procesos, contextos y acciones pedagógicas, de manera dialéctica y compleja tienen su efecto en el punto central de la educación: el ser humano, en tanto sujeto que en su condición biopsicosocial y cultural; se encuentra inmerso en la realidad cotidiana determinada por los nuevos tiempos que hoy se viven a partir de entender la presencia de la Globalización y sus efectos en el rol educacional. Dichos elementos son los ejes de análisis y, -en seis rubros-, gira el discurso en este escrito; se encuentran implicados en el quehacer educativo y desde distintas ópticas, dan cuenta de diferentes interpretaciones y concepciones que se han hecho de la educación y de su discurso pedagógico. El ámbito de la Pedagogía es muy amplio y esto mismo hace complejo el análisis e interpretación de lo que sucede en la educación concretamente en la educación superior, más aún porque en todos y cada uno de ellos, interviene y se mezcla la Globalización; su efecto inmediato se encuentra en la hoy denominada Sociedad del Conocimiento. En el último rubro se hace una propuesta para mejorar la calidad de la educación superior por intermedio del currículo.
Palabras clave: Pedagogía del nuevo milenio; Globalización y Educación Superior; Sociedad del Conocimiento y Currículo.
Distintos elementos têm influência no âmbito da Pedagogia: sujeitos, processos, contextos e ações pedagógicas e, de maneira dialética e complexa, provocam efeitos no aspecto central da educação: o ser humano tanto em sua subjetividade quanto em sua dimensão biopsicosocial e cultural, por encontrar-se imerso na realidade cotidiana determinada pelos novos tempos vividos na contemporaneidade, para entender a presença da globalização e seus efeitos sobre o papel da educação. Esses elementos representam os eixos de análise apresentados neste artigo e sob os quais o trabalho educacional se encontra envolvido e, de distintas perspectivas, apresentam diferentes interpretações e concepções que se tem realizado sobre a educação e seu discurso pedagógico. O âmbito da Pedagogia é muito amplo e, por isso, torna-se complexa a análise e interpretação sobre o que ocorre na educação e concretamente na educação superior. Mais ainda, porque em todas e em cada uma delas, interfere e se mistura à Globalização, seu efeito imediato se encontra na denominada atualmente Sociedade do Conhecimento. No último item é apresentada uma proposta para a melhoria da qualidade da educação superior por intermédio do currículo.
Palavras-chave: Pedagogia do novo milênio; Globalização e Educação Superior; Sociedade do Conhecimento e Currículo.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.