MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico

Auteurs

  • Livian Lino Netto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL
  • Cristhianny Bento Barreiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.247

Résumé

O artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada com estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, que teve por objetivo descrever imagens da juventude com foco na percepção que os jovens têm sobre si mesmos na escola. A partir de princípios qualitativos, o estudo caracterizou-se como estudo de caso de inspiração etnográfica. A coleta foi realizada através da filmagem de documentários pelos estudantes sobre o que é ser jovem na escola e qual o sentido da mesma em suas vidas. Como resultado, afirma-se que o principal sentido atribuído pelos jovens à escola é o estar junto com o outro.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Livian Lino Netto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

Professora formadora do Programa Pró-Funcionário do IFSUL, Licenciada em Sociologia, Especilista em Educação, Mestre em Educação

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do IFSUL, Licenciada em Disciplinas da Educação Profissional, Especialista em Metodologias de Ensino, Mestre e Doutora em Educação

##submission.downloads##

Publiée

2016-08-09