PEDAGOGIA DA UTOPIA: um diálogo entre Paulo Freire e Ernst Bloch
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https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.400Résumé
Este trabalho objetiva um diálogo teórico a fim de postular uma pedagogia, denominada por nós de Pedagogia da Utopia, ancorada nos trabalhos de Paulo Freire e Ernst Bloch. Busca-se, a partir dos escritos, sobretudo das categorias sonhos, esperança e utopia, uma conexão entre os autores. Desse modo, ressaltam-se tanto a importância de uma reflexão crítica sobre a utopia nos tempos que correm, frente aos discursos fatalistas neoliberais, quanto o dever de construção de sujeitos de sonhos, que interroguem a realidade estabelecida e que vejam relevância na luta pela sua transformação.
Palavras-chave: Ernst Bloch; Paulo Freire; Utopia.
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Publiée
2017-11-09
Comment citer
Lopes, F. A., & Aranha, A. V. S. (2017). PEDAGOGIA DA UTOPIA: um diálogo entre Paulo Freire e Ernst Bloch. Movimento-Revista De educação , (7), 133-158. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.400
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático
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