ARTIGO DE ERIC HOBSBAWM PARA O NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA ITALIANA RINASCITA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.41268Mots-clés:
Gramsci. Classes subalternas. MarxismoRésumé
O Documento é um extrato do número especial da Revista Rinascita, intitulado "Gramsci nel mondo", de 28 de fevereiro de 1987, alusivo ao cinquentenário da morte de Antonio Gramsci. Trata-se do artigo “Para entender as classes subalternas”, de Eric Hobsbawm, inédito no Brasil, cuja tradução foi realizada pela Profª Drª Anita Helena Schlesener, quem apresenta este Documento. No artigo, Eric Hobsbawm comenta o trabalho de Gramsci como interprete do marxismo, com uma grande contribuição para as ciências sociais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ABELOVE, Henry et al. (Eds.). Visons of History. New York: Pantheon Books, 1983.
BURKE, Peter. Revolution in popular culture. In: PORTER, Roy; TEICH, Mikulas. (Eds.). Revolution in History. Cambridge: University Press, 1986.
GARFIELD, Eugene. The 250 most-cited authors in the Arts and Humanities Citations Index, 1976-1983. Current comments, n. 48, p. 3-10, dez. 1986.
IGGERS, Georg G. Neue Geschichtswissenschaft. Monaco: Vandenhoeck & Ruprecht, 1978.
WILLIAMS, Gwyn A. The Welsh in their History. Londres: Routledge Kegan & Paul, 1982.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.