A PÓS-GRADUAÇÃO EM CENTROS REGIONAIS BRASILEIROS como espaço de internacionalização at home

Auteurs

  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA)
  • Marilia Costa Morosini PUCRS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.42338

Mots-clés:

Educação Superior. Regionalização. Internacionalização at home. Pós-graduação.

Résumé

Num contexto onde a internacionalização da Educação Superior se expande de forma acentuada junto com a globalização e a sociedade do conhecimento, a ciência destacou-se nas últimas duas décadas, sendo que o Brasil ocupa, atualmente, o 13º lugar na produção científica mundial. Esse artigo objetiva refletir sobre a pós-graduação em centros regionais, considerando o fato de que são determinantes na produção da ciência em determinadas regiões brasileiras. Busca-se, assim, sugerir a internacionalização at home para os arranjos locais articulados aos contextos globais. A relevância científica deste estudo é o diálogo inovador de pensar sobre a internacionalização em casa, para os centros regionalizados de Pós-graduação brasileiros. E, consecutivamente, propor indicativos de como internacionalizar a universidade de maneira efetiva nesses espaços territoriais. O procedimento metodológico utilizado foi um levantamento bibliográfico e documental de caráter exploratório, que se configurou como um cerco em torno do problema. A abordagem de análise, em relação ao objetivo, foi crítica. Em síntese, é possível destacar que nem todas as regiões brasileiras conseguem avanços, pois algumas reagem passivamente aos processos de internacionalização. Enquanto outros espaços agem na construção de uma identidade internacional. As análises desta investigação propõem que a pós-graduação nos centros regionais devem funcionar como uma possibilidade de internacionalização at home. Isso é facilitado por meio da articulação com as grandes universidades que já tem a internacionalização da educação superior presentes em suas ações diárias.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA)

Pedagoga, mestre e doutora em Educação. 

Bolsista PNPD da PUCRS

Références

ALTBACH, P. Os papéis complexos das universidades no período de globalização. Educação superior em um tempo de transformação: novas dinâmicas para a responsabilidade social. Trad. Vera Muller. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; EWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, Pioneira, 1999.

ASSOCIAÇÃO Nacional de Pós-graduandos (ANPG). Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/artigos/Artigo_30_08_07.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

AUPETIT, S. D. Vincular la internacionalización con las prioridades de

desarrollo de las instituciones de Educación Superior: una urgencia inaplazable. Educação. Porto Alegre, v. 40, n. 3, set./dez. 2017. p. 324-332.

BARANZELI, C. Modelo de internacionalização em casa – iah. In: MOROSINI, M. C. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.

BAUMGARTEN, M. Geopolítica do conhecimento e da informação: semiperiferia e estratégias de desenvolvimento. Liinc em revista. v. 3, n.1, mar. 2007. Rio de Janeiro. p. 16-32.

BAWDEN, R. O objetivo educador da educação superior para o desenvolvimento humano e social no contexto da globalização. In: GUNI. Educação superior em um tempo de transformação: novas dinâmicas para a responsabilidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

BEELEN, J. Internationalisation at home and how to internationalise the curriculum. The hague university. Netherlands, 2017.

BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. “Reféns da produtividade” sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT09-3503--Int.pdf. Acesso em: 02 set. 2012.

BORSSOI, B. L.; NEZ, E. A universidade pública e a emenda constitucional 95/2016: qual será o futuro da pesquisa? In: Seminário de Política e Gestão da Educação Superior (ANPAE). Brasília: Anpae, 2019, p. 89-94.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Disponível em: https://www.capes.gov.br/. Acesso em: 14 abr. 2020.

CAPES. A internacionalização na universidade brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes. Brasília: 2017. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/A-internacionalizacao-nas-IES-brasileiras.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

CASTRO, C. M. Ciência e universidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais sob a perspectiva de uma universidade da Amazônia. In: MOROSINI, M. C.; CERDEIRA, L. (orgs.). Educação superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na universidade ibero-americana. Lisboa: Educa, 2019, p. 221-239.

CLOSS, D. Reflexões sobre a atualidade da universidade brasileira. In: ROHDEN. V. (org.) Idéias de universidade. Canoas: ULBRA, 2002.

CORRÊA, R. L. Regionalização e organização espacial. São Paulo: Ática, 1986.

CROWTHER, P. et al. Internationalization at home: a position paper. Amsterdam: EAIE, 2000.

CURY, C. R. J. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação e sociedade. Campinas, v. 25, n. 88, out. 2004. p. 777–793.

DIDRIKSSON, A. Contexto global y regional de la educación superior en América Latina y el Caribe. In: GAZZOLA, A. L.; DIDRIKSSON, A. (orgs.). Tendencias de la educación superior en América Latina y el Caribe. Caracas: IESALC/Unesco, 2008. Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=408&lang=es. Acesso em: 04 ago. 2011.

DIDRIKSSON, A. Universidad, sociedad del conocimiento y nueva economía. 2006. Disponível em: http://www.riseu.unam.mx/documentos/acervo_documental/txtid0016.pdf. Acesso em: 05 out. 2012.

FRANCO, M. E. D. P; MOROSINI, M. C. Marcos regulatórios e arquiteturas acadêmicas na expansão da educação superior brasileira: movimentos indutores. Educação em questão. V. 42, n. 28, 2012.

FRANCO, M. E. D. P; MOROSINI, M. C. Pós-graduação brasileira e políticas de diversificação. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/24/T1189245929250.Doc. Acesso em: 15 set. 2011.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2007.

GEOCAPES. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 10 abr. 2020.

HAESBAERT, R. Regional-global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2010.

HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MOREIRA, I. C. Um momento de crise e de desafios para a ciência brasileira. 2018. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/ciencia-matematica/post/um-momento-de-crise-e-de-desafios-para-ciencia-brasileira.html. Acesso em: 7 abr. 2020.

MOROSINI, M. C. A pós-graduação no Brasil: formação e desafios. RAES. A. 1, n. 1, nov. 2009. p. 125-152.

MOROSINI, M. C. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.

MOROSINI, M. C. Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais. Roteiro. Joaçaba, v. 43, n. 1, p. 115-132, jan./abr. 2018. |

MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes.

Avaliação. Campinas, v. 19, n. 2, jul. 2014.

NILSSON, B. Internationalization at home from a Swedish perspective:

the case of Malmo. Journal of studies in international education. V.7, n.1,

p. 27-40, 2003.

OLIVEIRA, F. B. Pós-graduação: educação e trabalho. Campinas: Papirus, 1995.

SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista brasileira de educação. v. 14 n. 42 set./dez. 2009. p. 534–550.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

¬¬SANTOS, M. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 10. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2008.

SAVIANI, D. A Pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: UFSC; São Paulo: Cortez, 2002.

STALLIVIERI, L. Estratégias para internacionalização do currículo: do discurso à prática. In: LUNA, J. M. F. Internacionalização do currículo: educação. interculturalidade e cidadania global. Campinas: Pontes, 2016.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 22 fev. 2020.

WIT, H. Globalización e internacionalización de la educación superior. RUSC: universities and knowledge society journal. Barcelona: v. 8, n. 2, jul./jan. 2011, p. 77-84.

Publiée

2020-11-27