AS SIGNIFICAÇÕES DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SOBRE AS AÇÕES CONSTITUTIVAS DO ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.42698Mots-clés:
Pós-graduação em Educação. Professor do ensino superior. Psicologia Histórico-Cultural. Vivência.Résumé
O texto é parte de uma tese doutoral e aborda questões referentes a estrutura do estudo na Pós-graduação em Educação mediado pelas significações produzidas pelo professor do ensino superior sobre suas vivências com as ações constitutivas do referido estudo. O objetivo é compreender a estrutura desse estudo e as particularidades das relações acadêmicas que o professor do ensino superior desenvolve com o mesmo. Utilizou-se como fundamento teórico-metodológico os aportes da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo, para esclarecer conceitos como o de estudo, atividade e vivência. Os dados foram produzidos por meio da colaboração de três professores do ensino superior em entrevistas memoriais, e, o processo analítico deu-se por meio da organização das narrativas em unidades temáticas e apreensão de categorias de análise para mediação da síntese analítica. No exame das significações produzidas pelo professor do ensino superior sobre as ações realizadas no estudo desenvolvido na Pós-graduação em Educação foi possível constatar que as principais ações que se constituíram em vivências foram representadas pelas disciplinas, leituras, participação em eventos, grupo de estudos, relação com outros pares, e produção científica. As particularidades dessas ações foram representadas pelas significações dos professores sobre os sentidos produzidos sobre o estudo, e suas relações com os fins imediatos de cada ação. Assim, essas particularidades tinham em comum a finalidade de formação do pesquisador e, também, para os professores, a formação docente.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Metamemória-memórias: memoriais rememorados/narrados/refletidos em Seminário de Investigação-Formação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (orgs.). Memória, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN: São Paulo: Paulus, 2008.
BRASIL. Parecer nº 977/65. Aprovado em 3 de dezembro de 1965. Brasília: MEC/CEF, 1965. Disponível em: http://www.capes.gov.br/capes. Acesso em: 10 maio. 2017.
BRASIL. Comunicado nº 001/2012 – Área Educação. Considerações sobre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade na área. Brasília: MEC/Capes, 2012. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/Interdisciplinaridade_Educacao.pdf. Acesso em: 26 de março de 2019.
BRASIL. Comunicado conjunto nº 001/2013 – Áreas de Ensino e de Educação. Perspectivas de cooperação e articulação. Brasília: MEC/Capes, 2013. Acesso em 20/03/2019. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/com_conj_edu_ensi.pdf
BRASIL. Requisitos para a Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) – Educação. Brasília:MEC/CAPES, 2016. Disponível em: http://capes.gov.br/images/documentos/Criterios_apcn_2semestre/Crit%C3%A9rios_de_APCN_2017_-_Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 10/01/2019.
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal lógica dialética. 5. ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividade e consciência. in: MAGALHÃES-VILHENA, Vasco de. Práxis: a categoria materialista de prática social. v. II. Lisboa: Livros Horizonte, 1980, p. 49-77.
RUBINSTEIN, Sergei Leonidovich. Princípios de Psicologia Geral. v.VI . 2. ed.Tradução: Manuel Gomes. Lisboa: Estampa, 1977.
TOASSA, Gisele. Emoções e vivências em Vigotski. Campinas, SP: Papirus, 2011.
VIGOTSKI, Lev Semiónovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semiónovitch. Quarta aula: a questão do meio na Pedologia. Tradução: Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, vol. 21, núm. 4, out-dez, 2010, pp. 681-701, 2010. Acesso em 12/10/2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400003&lng=pt&tlng=pt
VIGOTSKI, Lev Semiónovitch. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização e tradução: Zoia Prestes, Elizabeth Tunes. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2020 Francisco Antonio Machado Araujo, Maria Vilani Cosme de Carvalho
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.