Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa

Autores

  • Percival Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.167

Resumo

Este artigo busca analisar o recente processo de provimento de diretores das escolas da rede pública municipal de Nova Iguaçu, Grande Rio de Janeiro, prefeito Lindberg Farias, PT, eleito em 2004. À luz de depoimentos de professores, de documentos da Secretaria Municipal de Educação e Atos Oficiais do Município procura caracterizar a práxis de gestão democrática da educação aí em curso. Analisa como tem se pautado a relação comunidade escolar e “novo” grupo político no poder municipal, os jogos de interesse e os embates estabelecidos no processo de implantação da Lei de Gestão Democrática da Educação, Política pública fortemente atravessada pela cultura política do clientelismo e do fisiologismo. Conclui apontando as perspectivas de uma efetiva gestão democrática da educação no município.

Palavras-chave: educação; políticas públicas; gestão democrática; práxis política; clientelismo.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Silva, P. (2013). Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa. Movimento-Revista De educação , (13). https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.167