A ‘<i>escalada da violência</i>” em Juiz de Fora: Para pensar melhor...

Autores

  • Ellen Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O presente estudo pretende refletir sobre os impactos do crescimento econômico e populacional verificado no município de Juiz de Fora nos últimos anos, tendo por objetivo contextualizar a dita ‘onda de violência” percebida nos anos de 2012 e 2013 e suas repercussões na sociedade. Para tanto, pretende-se analisar historicamente as consequências da falta de políticas sociais integradas para crescimento do município desde o início do século XX, de modo a perceber os reflexos decorrentes de tal processo na vida social e na segurança pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e Pós-Graduação em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Foi membro do CMDCA - JF (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e fez parte da Coordenação do Programa Poupança Jovem (Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora em parceria com o governo do Estado), sendo responsável pelo acompanhamento de políticas públicas e programas sociais destinados à juventude em situação de vulnerabilidade no município. Já atuou como Pesquisadora do Ipea, desenvolvendo pesquisas sobre acesso à justiça. É advogada e Professora Efetiva de Direito Penal e Criminologia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo membro do Conselho Editorial da Alethes, Periódico Científico dos Graduandos em Direito da UFJF.

Downloads

Publicado

2015-05-05

Como Citar

Rodrigues, E. (2015). A ‘<i>escalada da violência</i>” em Juiz de Fora: Para pensar melhor. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 7(1), 40-74. Recuperado de https://periodicos.uff.br/revistapassagens/article/view/46084