A ‘<i>escalada da violência</i>” em Juiz de Fora: Para pensar melhor...

Auteurs-es

  • Ellen Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora

Résumé

O presente estudo pretende refletir sobre os impactos do crescimento econômico e populacional verificado no município de Juiz de Fora nos últimos anos, tendo por objetivo contextualizar a dita ‘onda de violência” percebida nos anos de 2012 e 2013 e suas repercussões na sociedade. Para tanto, pretende-se analisar historicamente as consequências da falta de políticas sociais integradas para crescimento do município desde o início do século XX, de modo a perceber os reflexos decorrentes de tal processo na vida social e na segurança pública.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Ellen Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e Pós-Graduação em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Foi membro do CMDCA - JF (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e fez parte da Coordenação do Programa Poupança Jovem (Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora em parceria com o governo do Estado), sendo responsável pelo acompanhamento de políticas públicas e programas sociais destinados à juventude em situação de vulnerabilidade no município. Já atuou como Pesquisadora do Ipea, desenvolvendo pesquisas sobre acesso à justiça. É advogada e Professora Efetiva de Direito Penal e Criminologia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo membro do Conselho Editorial da Alethes, Periódico Científico dos Graduandos em Direito da UFJF.

Téléchargements

Publié-e

2015-05-05

Comment citer

Rodrigues, E. (2015). A ‘<i>escalada da violência</i>” em Juiz de Fora: Para pensar melhor. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 7(1), 40-74. Consulté à l’adresse https://periodicos.uff.br/revistapassagens/article/view/46084