A Lei 14.164/21 e políticas públicas de prevenção à violência de gênero no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15175/1984-2503-202315304Palavras-chave:
educação, violência de gênero, políticas públicasResumo
O presente artigo tem como objetivo geral analisar os caminhos que a educação de gênero está tomando no Brasil, diante das ofensivas dos movimentos conservadores, que se posicionam contra esse debate nas instituições escolares, bem como, diante da premente necessidade de articulação governamental para estabelecer novas diretrizes de prevenção ao problema, tendo como base a nova Lei 14.164/21, que ao determinar a inclusão nos currículos escolares, de temas relativos à prevenção de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, inovou ao tratar de uma rede sistematizada de proteção à grupos vulneráveis, refutando qualquer espécie de argumento ideológico sócio-político que impeça a implementação de políticas educacionais pautadas na superação das desigualdades de gênero no País. Dessa forma, dividiu-se o artigo em duas secções, nos quais a primeira busca identificar a história das políticas de gênero na educação no Brasil, entre lutas, resistências e danos; a segunda, busca avaliar a necessidade de uma construção escolar com perspectiva de gênero, sob as práticas educativas feministas. O problema de pesquisa questiona: Em que pese o aumento dos estudos de gênero no Brasil, quais são os aspectos importantes para uma estrutura de ensino com a perspectiva de gênero? A pesquisa aqui exposta é qualitativa, empregando-se o método hipotético-dedutivo, mediante técnica de pesquisa bibliográfica e exploratória.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 8 mar. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14164.htm. Acesso em: 8 mar. 2023.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Secretaria Especial de Articulação Social. Objetivo 5 - Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 2022. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=5. Acesso em: 9 mar. 2023.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 19. ed. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. O que é a Agenda 2030. [2022?]. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/agenda-2030/o-que-e-a-agenda-2030/. Acesso em: 8 mar. 2023.
COSTA, Ramiro Marinho. Sexualidade como tema transversal: a estruturação da educação sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação)_Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80448
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1989. v. 1.
GRUPO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CIVIL PARA A AGENDA 2030. V Relatório Luz da Sociedade Civil Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável Brasil. 2021. Disponível em: https://brasilnaagenda2030.files.wordpress.com/2021/07/por_rl_2021_completo_vs_03_lowres.pdf. Acesso em: 9 mar. 2023.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e Política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. 2. ed. São Paulo: Graphium, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Solicita-se enviar, em anexo, um termo de transferência de direitos autorais, contendo assinatura do(a)s autor(a)s, conforme o modelo abaixo:
Este trabalho está licenciado com uma Licença licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.