A Lei 14.164/21 e políticas públicas de prevenção à violência de gênero no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202315304

Palavras-chave:

educação, violência de gênero, políticas públicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar os caminhos que a educação de gênero está tomando no Brasil, diante das ofensivas dos movimentos conservadores, que se posicionam contra esse debate nas instituições escolares, bem como, diante da premente necessidade de articulação governamental para estabelecer novas diretrizes de prevenção ao problema, tendo como base a nova Lei 14.164/21, que ao determinar a inclusão nos currículos escolares, de temas relativos à prevenção de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, inovou ao tratar de uma rede sistematizada de proteção à grupos vulneráveis, refutando qualquer espécie de argumento ideológico sócio-político que impeça a implementação de políticas educacionais pautadas na superação das desigualdades de gênero no País. Dessa forma, dividiu-se o artigo em duas secções, nos quais a primeira busca identificar a história das políticas de gênero na educação no Brasil, entre lutas, resistências e danos; a segunda, busca avaliar a necessidade de uma construção escolar com perspectiva de gênero, sob as práticas educativas feministas. O problema de pesquisa questiona: Em que pese o aumento dos estudos de gênero no Brasil, quais são os aspectos importantes para uma estrutura de ensino com a perspectiva de gênero? A pesquisa aqui exposta é qualitativa, empregando-se o método hipotético-dedutivo, mediante técnica de pesquisa bibliográfica e exploratória.

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Biografia do Autor

Etyane Goulart Soares, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito- Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC, Conceito Capes 5, na Linha de Pesquisa Diversidade e Políticas Públicas com Bolsa CAPES modalidade II (2021). Mestra em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2021). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Futura (2020). Graduada em Direito (2014 - 2018) na Universidade de Cruz Alta- UNICRUZ. Integrante do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos - GPJUR (UNICRUZ) e do Grupo de Pesquisa em Direito, Cidadania e Políticas Públicas (PPGD / UNISC), coordenado pela pela Pós-Dr.ª Marli Marlene Moraes da Costa. Foi estagiaria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - Comarca de Tupanciretã-RS (2015 - 2016) e na Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Tupanciretã-RS (2016 - 2018). Pesquisa os seguintes temas: abuso sexual infantil, vivências e experiências dos profissionais da área Assistencial e Jurídica, gênero, políticas públicas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6628-2560. E-mail: etyanesoares@hotmail.com etyanegs@gmail.com

Marli Marlene Moraes da Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pós-doutoramento em Direito pela Universidade de Burgos - Espanha, com bolsa CAPES. Professora da Graduação e da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da UNISC. Coordenadora do Grupo de Estudos Direito, Cidadania e Políticas Públicas do PPGD da UNISC. MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação. Especialista em Direito Privado. Psicóloga com Especialização em Terapia Familiar. Membro do Conselho Consultivo da Rede de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Membro do Núcleo de Pesquisas Migrações Internacionais e Pesquisa na Região Sul do Brasil - MIPESUL. Integrante do Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes (GTARI/UNISC). Membro do Conselho Editorial de inúmeras revistas qualificadas no Brasil e no exterior. Autora de livros e artigos em revistas especializadas. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3841-2206 E-mail: marlim@unisc.br 

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Soares, E. G., & Costa, M. . M. M. da. (2023). A Lei 14.164/21 e políticas públicas de prevenção à violência de gênero no Brasil. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 15(3), 404-424. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202315304