Apagamento editorial e manipulação epistemológica: um fetiche do capital mineral sobre o livro Noir Canada
DOI :
https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416101Résumé
Considerando que a Sociologia é a ciência do social, cujo objeto é diverso, vivo, histórico e em movimento permanente, e que os conflitos constituem lócus privilegiado de análise do social, pois são neles que as contradições aparecem de modo mais explícito, este artigo discute a legitimidade de um processo de apagamento editorial produzido por meio da retirada de circulação de um livro físico publicado e produzido como resultado de uma investigação científica na Teoria Crítica, acerca de conflitos ocorridos em países africanos expropriados por projetos minerários canadenses. A análise é feita a partir do caso do livro Noir Canada de 2008, traduzido para espanhol como Negro Canadá, cujos autores foram processados por duas grandes mineradoras canadenses, as quais se valeram de manipulação epistemológica das ciências sociais, como uma de suas estratégias para desqualificar o livro e criminalizar os seus autores por meio de um processo judicial e extrajudicial no Canadá.
Téléchargements
Références
AKTOUF, Omar. Enjeux de méthode. Tribunal de Montreal, 12 jan. 2008. Relatório pericial.
DENEAULT, Alain. Faire l’économie de la haine. Montréal: Écosociété, 2018.
DENEAULT, Alain. Mœurs: de la gauche cannibale à la droite vandale. Montréal: Lux, 2022.
DENEAULT, Alain; ABADIE, Delphine; SACHER, William. Noir Canada: pillage, corruption et criminalité en Afrique. Montréal: Écosociété, 2008.
DENEAULT, Alain; ABADIE, Delphine; SACHER, William. Negro Canadá: saqueo, corrupción y criminalidad en África. Traducción al español por Traductor@s y Corrector@s Colectiv@s, en Rebelión. 2012. Disponible en: https://www.rebelion.org/docs/149755.pdf. Acceso en: 10 dez. 2023.
DENEAULT, Alain; SACHER, William. Paradis sous terre: comment le Canada est devenu la plaque tournante de l’industrie minière mondiale. Montréal: Écosociété, 2012.
FÉDIDA, Pierre. Le concept et la violence. Paris: Union générale d’éditions, 1977.
HEDGES, Chris. L’Empire de l’illusion: la mort de la culture et le triomphe du spectacle. Montréal: Lux, 2012.
KAFKA, Frantz. Le procès. Paris: Gallimard, 1926/1933.
NADER, Laura. Harmonia coerciva: a economia política dos modelos jurídicos. Revista brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 29, n. 9, out. 1994.
PERELMAN, Chaïm. L’empire rhétorique: rhetorique et argumentation. Paris: Vrin, 1997.
PINTO, Raquel Giffoni; VIÉGAS, Rodrigo Nuñez. Ameaças à liberdade acadêmica: estratégias empresariais no neoextrativismo liberal-autoritário. In: ACSELRAD, Henri (Org.). Neoextrativismo e autoritarismo: afinidades e convergências. Rio de Janeiro: Garamond, 2022. p. 203-247.
PLATON. Le sophiste. Paris: Flammarion, 2006.
RIBEIRO, Ana Maria Motta. Prefácio Brasil - O trabalho coletivo do OBFF: por uma sociologia “desde abajo”. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, Niterói, v. 21, n. 2, p. 9-31, 2019.
RIBEIRO, Ana Maria Motta; AZEVEDO, Thaís M. Lutterback S. Sociedade humana como objeto da sociologia e jusdiversidade como conceito chave na Teoria Crítica. In: NARDELL-DELLOVA, Pietro (Org.). Direito, mito e sociedade: estudos antropológicos e sociológicos do fenômeno jurídico. São Paulo: Scortecci, 2021. p. 54-69.
RIBEIRO, Ana Maria Motta; SOUZA, William Kennedy do Amaral. O “comum” na América Latina. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v. 18, n. 36, p. 6-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/42782. Acesso em: 10 ago. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revue Internationale d´Histoire Politique e Culture Juridique 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Les auteurs devront joindre à leur texte une attestation dûment signée de cession des droits d’auteur, selon le modèle ci-dessous :
Je/nous, soussigné(s) ..................... , auteur(s) du texte : ................................, soumis à l’appréciation de la revue Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, ai (avons) pris connaissance des normes de publication et accepte (acceptons) que les droits d’auteur relatifs au texte soumis soient cédés à l’éditeur de la publication. J’assume (nous assumons) en outre la responsabilité du contenu de l’article; et est (sommes) prêt à contribuer à la rédaction de bon marché à entreprendre les changements suggérés par les évaluateurs et l'examen des citations bibliographiques.
__________________, ____/_____
Signature : ________________________________