Vitivinicultura no Brasil: espaço e cultura

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DOI :

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416204

Mots-clés :

vinho, vitivinicultura, ambiente

Résumé

Consideramos relevante a expansão da vitivinicultura no Brasil. Mas é necessário contribuir com propostas que contemplem avanços sociais nas comunidades onde se implanta. O presente artigo pretende lançar questões ao debate das perspectivas sociais, políticas, jurídicas e culturais, decorrentes da introdução dessa atividade econômica, em espaços brasileiros onde nunca se situou, com foco no Sudeste do país, em especial no estado do Rio de Janeiro. Tratar do caso específico da dispersão da cultura da vinha pelo Brasil não nos afasta o pensamento de que, em terras do Novo Mundo, são históricas as imposições de culturas estrangeiras aos povos.

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Biographie de l'auteur-e

Rogerio Dardeau de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), com especialização em Direito Coletivo do Trabalho. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE (1999). Atualmente é diretor da Ação Sustentável Consultores Associados, empresa de consultoria em relações de trabalho, responsabilidade socioambiental, projetos de formação profissional e gestão. Especializou-se, como autodidata, em vitivinicultura brasileira. Presta consultoria sobre vinhos finos a diversos atores da cadeia produtiva. É também diretor da ONG Moitará - Educação, Cultura e Comunicação Social. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Processos Participativos de Gestão da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, trabalho, negociação, cultura técnica, educação e globalização. 

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Publié-e

2024-06-12

Comment citer

Carvalho, R. D. de. (2024). Vitivinicultura no Brasil: espaço e cultura. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 16(2), 249-257. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416204