Migração e Desenvolvimento: Segregação e violência criminalizada

Auteurs

  • Maria Cristina Dadalto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Márcia Barros Ferreira Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20157203

Résumé

O Espírito Santo, estado situado na região Sudeste no Brasil, passou por uma dinâmica de modernização e urbanização acelerada nos últimos 50 anos. Os reflexos socioeconômicos desse processo apresentam formas variadas de impactos. A proposta deste artigo é apresentar e discutir os efeitos desse processo e as dinâmicas relacionadas aos movimentos migratórios e a violência criminalizada. Especificamente tomamos como escopo empírico de pesquisa a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). A centralidade da RMGV justifica-se por ser resultado da contínua absorção de migrantes vindos de várias regiões do próprio estado, do país e do exterior. Nosso objetivo maior é analisar o contexto sociocultural, histórico e econômico de transformação e desenvolvimento da RMGV e explicitar as razões do fenômeno migratório e das sobredeterminações presentes no processo de desenvolvimento em curso tais como segregação, exclusão urbana, homicídio e sujeição criminal.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Maria Cristina Dadalto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora dos Programas de Pós-Graduação em História e em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Indiciários (NEI) e do Laboratório de História das Relações Políticas Institucionais da UFES. Pesquisadora do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Realiza pesquisas relacionadas à imigração italiana no ES e à imigração em geral.

Márcia Barros Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Márcia Barros Ferreira Rodrigues concluiu seu doutorado em História Social pela USP - Universidade de São Paulo (2000), continuando seus estudos em áreas de interessse social, fez dois pós-doutorados na Universidade Federal Fluminense - UFF, onde iniciou sua graduação, em Ciências Sociais, em 1985. Atualmente exerce o cargo de Professor Associado III na Universidade Federal do Espírito Santo, pelo Departamento de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Violência. Atua principalmente nos seguintes temas: História, Cultura, Política, Ideologia, Violência, Segurança Pública,Subjetividades na contemporaneidade e Indiciarismo. Exerce ainda a função de Coordenadora Geral do NEI - Núcleo de Estudos Indiciários, onde executa ações de direção em diversos projetos de pesquisa, cursos e atividades de extensão. Márcia também está vinculada, como docente, no PPGHIS - Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas e no PGCS-programa de Pós-graduação em Ciências Sociais também na UFES. Exerceu, o cargo de vice-coordenadora do PPGHIS. Consultora na área de políticas públicas com ênfase em segurança pública na área de prevenção e realização de diagnóstico sócio-criminal. Atualmente é coordenadora do Programa Fazer Brasil, que se constitui num programa de Estado para prevenção a criminalidade juvenil e reintegração de egressos do sistema socioeducativo e do sistema penal no ES. Foi consultora da ONU-HABITAT em Vitória - ES de março de 2011 a agosto de 2011. 

##submission.downloads##

Publiée

2015-05-30