LEAN NA CADEIA AVÍCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/2675-4924.59695

Palavras-chave:

Lean, Agronegócio, Desperdícios, Mapa do fluxo de valor, Avicultura

Resumo

Este artigo aborda a aplicação de estratégias Lean no setor avícola do agronegócio brasileiro, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir desperdícios no processo produtivo. O agronegócio enfrenta desafios de competitividade devido a impactos econômicos globais, e a avicultura é um setor de grande importância econômica e social no Brasil. Estratégias Lean, como a redução de desperdícios e aprimoramento da eficiência, têm sido amplamente adotadas em diversos setores, mas ainda há margem para evolução na indústria de alimentos. O artigo destaca algumas ferramentas Lean que podem ser aplicadas, como o Value Stream Mapping (VSM), que permite identificar gargalos e desperdícios nos processos produtivos, e as equipes cross-functional, compostas por membros de diferentes áreas funcionais, que promovem a colaboração e a inovação. Além disso, menciona a importância da declaração de missão e valores, que orientam as ações e decisões da organização, e do Total Productive Maintenance (TPM), uma abordagem abrangente para a manutenção de equipamentos.Outras ferramentas mencionadas incluem a customização, o Controle Estatístico do Processo (CEP), o Single-Minute Exchange of Die (SMED), os giros de estoque, o Just-in-Time (JIT) e o Kanban. Essas ferramentas contribuem para melhorar a eficiência, a qualidade e a agilidade dos processos produtivos.O estudo propõe uma avaliação das ferramentas Lean utilizadas em abatedores de aves, identificando aquelas que já estão inseridas e aquelas que têm potencial para evolução. Essa análise busca proporcionar insights para aumentar a eficiência e reduzir desperdícios no setor avícola.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Conrado, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Engenharia de Produção - Universidade Federal Fluminense - UFF, tem graduação em Engenharia de Produção - Universidade Federal Fluminense - UFF (2022) e possui Técnico em Automação Industrial - IFRJ (2015). É pesquisador junto ao LabDGE (Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial), Atualmente atuando como pesquisador em projeto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Robisom Damasceno Calado, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela UNICAMP (2011). Mestre em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela UNICAMP (2006). Engenheiro de Produção Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001). Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela UNESP de Guaratingueta (2014) e com período na Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra pesquisando Lean Healthcare. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF / RJ (desde 2016), no Depto de Engenharia de Produção - Volta Redonda (VEP/UFF). É Docente do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais (MESC/UFF), do Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (TPP/UFF) e Vice-coordenador do Doutorado em Ciência e Tecnologia e Inclusão (PGCTIn/UFF). É Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura. Coordenador do grupo de pesquisa CNPq LabDGE - UFF (Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da UFF). Coordenador do Projeto de Pesquisa Lean nas UPAs 24h (parceria do Ministério da Saúde com a UFF). Coordenador do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos na Agricutura (parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a UFF). Editor da Revista Lean nas UPAs. Organizador anualmente o Congresso Lean Six Sigma (10º edição) Já orientou mais de 160 trabalhos acadêmicos, publicou vários artigos, livros e capítulos de livro sobre Lean Six Sigma e Lean Healthcare. Fui membro do Educational Network Lean Advacement Inititive do MIT - Massachusetts Institute of Technology. Possui especialização em Lean Enterprise pelo MIT e Certificação Black Belt - Lean Six Sigma. Foi prof. visitante da Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences ? SEAS pesquisando Educação em Engenharia. Experiência profissional de 28 anos, em empresas de diversos segmentos (Price Waterhouse Coopers e Tempos Consultoria, Valeo, Randon, Valmet, Braun, Whirlpool - Brastemp e BSH - Bosch & Siemens) em cargo técnico até gestor na área de Engenharia Industrial e Coordenação de programas de Lean Manufacturing. Atuação acadêmica: Gestão da Produção e Serviços; Gestão da Qualidade; Gestão da Saúde (Lean Healthcare); Gestão da Inovação e Produção mais Limpa (Lean Green); Lean Six Sigma e Design Thinking. interesse também nas sub- áreas: Gerenciamento de Capacidade, Hoshin Kanri, Lean Production, Lean Education, Lean Inclusão Social, Tecnologia e Inovação Agroindústria 5.0, Transformação Digital, Agricultura Inteligente, Agricultura Enxuta, Karakuri (automação de baixo custo) e Metodologias para Inovação no Ensino de Engenharia.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

CONRADO, L. F.; SCHIAVO, G.; DAMASCENO CALADO, R. LEAN NA CADEIA AVÍCOLA. Revista do LabDGE - UFF, v. 1, n. 2, p. 01-15, 15 maio 2024.