O trabalho com a literatura no ensino de ciências nas séries iniciais: aprendendo com o Diário de uma minhoca

Autores

  • Elinia Medeiros Lopes SEEDUC - RJ
  • Simone Rocha Salomão Universidade Federal Fluminense

Resumo

Diversas pesquisas vêm discutindo as condições práticas de aproximação entre ensino de ciências e literatura, e tal aproximação tem se revelado um importante recurso didático. Nessa perspectiva, este trabalho tem o intuito de refletir sobre a leitura de textos literários nas séries iniciais do Ensino Fundamental como potencializadora da aprendizagem de conteúdos científicos. Foram realizadas análises de livros voltados ao público infantil e atividades práticas em uma turma de 1º ano, envolvendo contação de história, observação de espécimes animais vivos e produção de desenhos e de texto pelos alunos. Nas análises foi dada especial atenção ao processo de antropomorfização, muito presente nas histórias infantis e que considerávamos como um possível entrave ao ensino. Apresentamos a seguir elementos teóricos que julgamos relevantes para essa discussão.

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Biografia do Autor

Elinia Medeiros Lopes, SEEDUC - RJ

Mestra em zoologia pelo Museu Nacional da UFRJ. Professora da Rede Estadual de Ensino do RJ.

Simone Rocha Salomão, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela UFF. Professora de Prática de Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da UFF. Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia Regional 2, SBENBIO, Brasil.

Referências

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Como Citar

LOPES, E. M.; SALOMÃO, S. R. O trabalho com a literatura no ensino de ciências nas séries iniciais: aprendendo com o Diário de uma minhoca. Sede de Ler, v. 1, n. 1, p. 12-17, 1 nov. 2010.