Leitura literária e formação de professores
Resumo
Este artigo é parte da pesquisa “Letramento literário e formação de professores” cujo objetivo é investigar a presença da literatura na formação de profissionais da educação. Se uma das principais atribuições do professor da escola básica é tornar o aluno leitor, quais são as práticas de leitura desse futuro professor? Que papel tem a literatura na sua formação universitária?Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Marxismo e filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud
e Iara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1981.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. Tradução de Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução de Pedro Maria Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).