Literatura de Cordel: da feira à sala de aula

Autores

  • Marta Lima de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro Autor

Resumo

O Cordel tem a origem atribuída aos trovadores medievais e à literatura de cordel europeia. No Brasil, a história da Literatura de Cordel vincula-se à chegada dos colonizadores portugueses, tendo como fundador Leandro Gomes de Barros, poeta que publicou mais de 600 títulos de cordéis a partir dos anos de 1900.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Lima de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Graduação em Pedagogia (Magistério em Educação de Jovens e Adultos e em Matérias Pedagógicas, 1995); Especialista em Formação do Educador de Jovens e Adultos Trabalhadores (1998) pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Educação (2003), pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Curso de Pedagogia e no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase em Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Literatura de Cordel: da feira à sala de aula. Sede de Ler, Niterói, v. 2, n. 1, p. 30–31, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/28871. Acesso em: 7 dez. 2025.