O certo, o errado e a impostura
Resumo
Todos nós conhecemos a máxima dos esportes: “o importante não é vencer, é competir”. Curioso que o mesmo espírito não seja levado a cabo quando se trata de aprender. Eu adoraria que meus alunos se convertessem à seguinte ideia: o importante não é acertar; é aprender. Neste pequeno texto, procuro explicitar o que me parece imprescindível para iniciarmos um trabalho honesto de estudos.Downloads
Referências
DEMI. O pote vazio. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
HERRIGEL, Eugen. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. São Paulo: Pensamento, 1979.
KOSIK, Karel. O século de Grete Samsa: sobre a possibilidade ou a impossibilidade do trágico no nosso tempo. Trad. Leandro Konder, mimeo, 1998.
KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. 3.
ed. São Paulo: Sipione, 1995.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In.: Revista brasileira de educação. n.19, jan/fev/mar/abr, 2002.
LEMINSKI, Paulo. La vie em close. São Paulo: Brasiliense, 1991.
PESSOA, Fernando. Obra Poetica. Rio de Janeiro: Aguilar, 1972.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria A.M. D’Amorim; Paulo S.L. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1967.
PLATÃO. El banquete o del amor. Madrid: Aguilar, 1987.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
DVD citado: Little Miss Sunshine. Direção: Jonathan Dayton e Valerie
Faris. Roteiro: Michael Arndt. Estados Unidos da América, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).