Releituras: revisitando o trabalho com a literatura no cotidiano da sala de aula
Resumo
Na figura da mulher de Oslo, uma metáfora do professor no qual acreditamos: o que encanta, contando histórias diariamente, colocando a literatura na roda, nas Rodas de Leitura, como fundação e fundamento da prática pedagógica, isto é, como ação que inaugura um elemento fundamental: a leitura – alicerce, causa, razão de ser.Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Receita pra comer queijo. Disponível em http://www.rubemalves.com.br/receitaprasecomerqueijo.htm. Acesso em maio de 2012.
AULETE DIGITAL. Acesso em maio de 2012.
BANDEIRA, Pedro. O fantástico mistério de Feiurinha. São Paulo: FTD, 1986.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 8. ed. Trad. Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira São Paulo: Hucitec, 1997.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
_______. Pedagogia da indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
KRAMER, Sônia. Leitura e escrita como experiência – notas sobre seu papel na formação. In: ZACCUR, Edwiges. A magia da linguagem. Rio de
Janeiro: DP&A Editora, 2000.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
MACHADO, Ana Maria. Como e porque ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. O livro é passaporte, é bilhete de partida. In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo (orgs.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999.
TORERO, José Roberto; PIMENTA, Marcus Aurelius. Chapeuzinhos Coloridos. Il. Marilia Pirillo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).