Ser ou não ser literatura: Um verbete contra a corrente, para atrapalhar o trânsito de ideias comuns

Autores

  • Sonia Monnerat Barbosa Universidade Federal Fluminense

Resumo

O verbete literatura aqui se inicia apontando o lugar em que ele se constrói como um texto feito de recortes de definições, sem, entretanto, abdicar da vontade de interrogá- -las. A própria existência do verbete supõe, em geral, que haja mais de um entendimento do termo, aliado ao fato de as premissas de tais entendimentos, por mais correntes e convencionais que sejam, não serem aceitas como evidentes

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Biografia do Autor

Sonia Monnerat Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1973), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1977) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2000). É professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando, ao longo de sua carreira, principalmente, com os seguintes temas: leitura e formação do leitor, literatura infantil e juvenil, literatura e ensino, questões de gênero e literatura, literatura e misoginia, literatura infantil e representações étnico-raciais, história da literatura, cânone e margens do cânone, disparates, gêneros e subgêneros narrativos, narrativas de massa, produção cultural para crianças e jovens, poesia, poesia brasileira, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, José Maria do Amaral.

Referências

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

BARBOSA, S. M. Ser ou não ser literatura: Um verbete contra a corrente, para atrapalhar o trânsito de ideias comuns. Sede de Ler, v. 4, n. 1, p. 3-7, 21 out. 2020.