A sagacidade na literatura de Stella Maris Rezende: uma questão de estilo e arte
Resumo
Volto-me neste artigo a particularidades estéticas que estão no cerne da singularidade da literatura de Stella Maris Rezende, definindo o seu estilo com o qualificativo “stellar”, com apoio em dois posicionamentos teóricos. Um, de Roland Barthes, que reconhece na literatura “o próprio fulgor do real”, já que ela “assume muitos saberes”, e lhes dá “um lugar indireto, e esse indireto é precioso”, são “saberes possíveis – insuspeitos, irrealizados.” (BARTHES, 1980, p. 18).Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Aula. Trad. de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1980.
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira: séculos XIX e XX. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
ECO, Umberto. Ironia intertextual e níveis de leitura e Sobre o estilo. In: Sobre a literatura. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Trad. Maria Helena Nery Garcez. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
REZENDE, Stella Maris. O último dia de brincar. 1. ed. Belo Horizonte: Miguilim, s.d.
______. O sonho selvagem. São Paulo: Moderna, 1988a.
______. Alegria pura. São Paulo: Scipione, 1988b.
______. A filha da vendedora de crisântemos. Il. de Andréia Resende. São Paulo: Paulus, 2008.
______. Maravilhosa e inesquecível ideia de amar. Il. de Demóstenes Vargas. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
______. A guardiã dos segredos de família. São Paulo: SM edições, 2011a.
______. A mocinha do Mercado Central. São Paulo: Globo, 2011b.
______ A menina Luzia. Il. de Rosinha. São Paulo: DCL, 2012a.
______. A sobrinha do poeta. São Paulo: Globo, 2012b.
______. In: http:www.pluricom.com.br/clientes/grupo-sm/noticias/2/09/12. Acessado em 20/5/2012. Entrevista.
______. Palavra da autora. Língua portuguesa. São Paulo, n. 80, junho de 2012. Entrevista (concedida a essa Revista da Editora Segmento).
______. Site http//stellamarisrezende.com.br. Acessado em 1º/07/2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).