Leitura literária na escola: por uma didática da implicação
Resumo
Toda prática pedagógica denuncia, mesmo que à revelia dos professores, os pressupostos teóricos e metodológicos que orientam suas ações. Quanto menos conscientes estamos desses pressupostos, mais difícil é de interferirmos de forma satisfatória no processo de aprendizagem dos nossos alunos. Por isso, o relato que aqui exponho parte de algumas premissas sobre a leitura literária que justificam as atitudes tomadas e as atividades propostas, segundo a concepção de que o professor pode e deve ser teórico e crítico de sua própria prática (MOREIRA; CALEFFE, 2008).Downloads
Referências
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta
nas práticas de leitura. Tradução de Alexandre Morales.
São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. Tradução de
Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni.
São Paulo: Global, 2003.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura. Tradução de Johannes
Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996. 2v.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e
mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga.
Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio
de Janeiro: Lamparina, 2008.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa
[online], v. 42, n.145, p. 272-283, 2012.
______. Autobiografia de leitor e identidade literária. In:
ROUXEL, Annie et al. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013, p. 67-87
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).