Docência

Autores

  • Diego da Silva Vargas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Biografia do Autor

Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

É professor do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. É doutor em Letras Neolatinas, mestre em Letras Vernáculas, especialista em Psicopedagogia e bacharel e licenciado em Letras- Português/Espanhol. Foi professor da Educação Básica e realiza pesquisas no campo da Educação Linguística, em especial, no ensino de leitura.

Referências

ARROYO, Miguel. Currículos, territórios em disputa. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.

CONTRERAS DOMINGO, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_____. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GARCIA, Regina Leite; VALLA, Victor Vincent. A fala dos excluídos. Cadernos CEDES, nº 38. Campinas: Papirus, 1996.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KASTRUP, Virginia. Políticas Cognitivas na Formação do Professor e o Problema do Devir-Mestre. Educação & Sociedade, v.26, n.93. Campinas: Cedes, p.1273-1288, 2005.

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, n. 74, p. 77-96, 2001.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em http://repositorio. ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em julho de 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, São Paulo: USP, p. 72-89, jul/dez, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 37, n.130, p. 99-134, abr., 2007.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

VARGAS, D. DA S. Docência. Sede de Ler, v. 6, n. 1, p. 4-6, 28 out. 2019.