Docência

Autores

  • Diego da Silva Vargas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

É professor do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. É doutor em Letras Neolatinas, mestre em Letras Vernáculas, especialista em Psicopedagogia e bacharel e licenciado em Letras- Português/Espanhol. Foi professor da Educação Básica e realiza pesquisas no campo da Educação Linguística, em especial, no ensino de leitura.

Referências

ARROYO, Miguel. Currículos, territórios em disputa. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.

CONTRERAS DOMINGO, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_____. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GARCIA, Regina Leite; VALLA, Victor Vincent. A fala dos excluídos. Cadernos CEDES, nº 38. Campinas: Papirus, 1996.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KASTRUP, Virginia. Políticas Cognitivas na Formação do Professor e o Problema do Devir-Mestre. Educação & Sociedade, v.26, n.93. Campinas: Cedes, p.1273-1288, 2005.

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, n. 74, p. 77-96, 2001.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em http://repositorio. ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em julho de 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, São Paulo: USP, p. 72-89, jul/dez, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 37, n.130, p. 99-134, abr., 2007.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

VARGAS, D. DA S. Docência. Sede de Ler, v. 6, n. 1, p. 4-6, 28 out. 2019.