Memórias Acionadas: Espaçotempo para Glória Pondé

Autores

  • Jane Paiva Universidade Federal Fluminense

Resumo

Devo iniciar, ao escrever este texto, pelos   sentidos que a memória tem assumido  na  minha  trajetória  de  investigadora.  A   memória,  como  a compreendo, é construída por um processo ativo de criação de significados que ganham novos sentidos a cada narração. Na qualidade de fonte oral, indico que a memória possui um elemento que nenhuma outra fonte tem da mesma forma: a subjetividade do expositor que conta não apenas o que fez, mas o que pretendia fazer, acreditava estar fazendo e que pensa ter feito. 

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Biografia do Autor

Jane Paiva, Universidade Federal Fluminense

É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), atuando no campo da educação de jovens e adultos e de aprendizados ao longo da vida. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

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LANG, Alice B. da S. G. História oral: muitas dúvidas, poucas certezas e uma proposta. p. 33-47. In: MEIHY, J.C.S.B. (org.). (Re)introduzindo história oral no Brasil. São Paulo: Xamã, 1996.

PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. Trad. Fernando Luiz Cássio e Ricardo Santiago. São Paulo: Letra e Voz, 2010. (Coleção Ideias).

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Publicado

2019-10-28

Como Citar

PAIVA, J. Memórias Acionadas: Espaçotempo para Glória Pondé. Sede de Ler, v. 6, n. 1, p. 11-15, 28 out. 2019.