Bartolomeu Campos de Queirós: entre o vivido e o sonhado - Lugar, tempo, memória
Resumo
O presente texto é parte do resultado de uma trajetória de pesquisa para curso de extensão "Janelas do Bartolomeu: Tempo, Memória, Sonhos", proposto pelo grupo de pesquisa LeLiS - Leitura, Literatura e Saúde, vinculado ao PROALE -Programa de Alfabetização e Leitura, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense, realizado em setembro de 2018, ministrado pelas autoras do artigo, sob a coordenação das Prof.ª Dr.ª Nilma Lacerda e Margareth Matos, no qual assinala a relevância de Bartolomeu Campos de Queirós no cenário da literatura brasileira que crianças e jovens também leem,Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
COLASANTI, Marina. Fragatas para Terras Distantes. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Organização da tradução: Ida Alves. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. Belo Horizonte: Miguilim, 1989.
_______. Ler, escrever e fazer conta de cabeça. Belo Horizonte: Miguilim, 1996.
_______. Sobre ler, escrever e outros diálogos. IN: ABREU, Júlio de (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
_______. Vermelho Amargo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
TUAN, Yi-fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Rio de Janeiro: Difel, 1980.
_______. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. Rio de Janeiro: Difel, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).