Bartolomeu Campos de Queirós: entre o vivido e o sonhado - Lugar, tempo, memória

Autores

  • Eneide Lima de Mesquita
  • Dayane Cabral Leite
  • Inez Helena Muniz Garcia

Resumo

O presente texto é parte do resultado de uma   trajetória de pesquisa para  curso de extensão "Janelas do Bartolomeu: Tempo, Memória, Sonhos", proposto pelo grupo de pesquisa LeLiS - Leitura, Literatura e Saúde, vinculado ao PROALE -Programa de Alfabetização e Leitura, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense, realizado em setembro de 2018, ministrado pelas autoras do artigo, sob a coordenação das Prof.ª Dr.ª Nilma Lacerda e Margareth Matos, no qual assinala a relevância de Bartolomeu Campos de Queirós no cenário da literatura brasileira que crianças e jovens também leem, 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eneide Lima de Mesquita

Possui graduação em Letras/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2016. Integra o Grupo de Pesquisa LeLis – Leitura, Literatura e saúde: inquietações no campo da produção do conhecimento, UFF/CNPq. Curso de Especialização em Literatura Infantojuvenil em desenvolvimento, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) 2018.

Dayane Cabral Leite

É Mestre em educação pela UFMS, Especialista em Literatura Infantojuvenil pela UFF, Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Maricá com atuação na Educação Infantil, Integrante do Grupo de Pesquisa LeLis/UFF e Articuladora Acadêmica do Consórcio Cecierj.

Inez Helena Muniz Garcia

É Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Especialização em Processos de Alfabetização na Vida Adulta pela UnB. Especialização em Recursos Humanos pelo IAG/PUC-Rio. Integra os grupos de pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas: investigando processos de produção de linguagem, identidades culturais e práticas educativas/UFF-RJ e Leitura, literatura e saúde: inquietações no campo da produção do conhecimento/UFF-RJ.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

COLASANTI, Marina. Fragatas para Terras Distantes. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Organização da tradução: Ida Alves. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. Belo Horizonte: Miguilim, 1989.

_______. Ler, escrever e fazer conta de cabeça. Belo Horizonte: Miguilim, 1996.

_______. Sobre ler, escrever e outros diálogos. IN: ABREU, Júlio de (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

_______. Vermelho Amargo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

TUAN, Yi-fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Rio de Janeiro: Difel, 1980.

_______. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. Rio de Janeiro: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

MESQUITA, E. L. DE; LEITE, D. C.; GARCIA, I. H. M. Bartolomeu Campos de Queirós: entre o vivido e o sonhado - Lugar, tempo, memória. Sede de Ler, v. 6, n. 1, p. 28-33, 28 out. 2019.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)