Na coleção havia uma semente mágica: relações do imaginar com o aprender ciências nos anos iniciais.

Autores

  • Raíssa da Costa Gago
  • Simone Rocha Salomão Universidade Federal Fluminense

Resumo

O presente relato de experiência tem o   objetivo   de apresentar parte da monografia de Licenciatura em Pedagogia da primeira autora, que procurou refletir  sobre a relação da imaginação com o aprender, no ensino de Ciências, nos Anos  Iniciais do Ensino Fundamental, pesquisando sobre como a imaginação pode tornar  mais significativo para as crianças o trabalho com os conteúdos científicos. A  pesquisa foi realizada junto a uma turma de 2º ano em uma escola do município de  Saquarema/RJ, em 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíssa da Costa Gago

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Plínio Leite/Anhanguera (2011). Especialização em Imunohematologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e Complementação Pedagógica para Docência no Ensino Fundamental e Médio/Licenciatura em Ciências Biológicas pela AVM Faculdade Integrada/Universidade Cândido Mendes (2016). Graduação em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense (2018), com participação no Programa de Mobilidade Acadêmica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto (2017). Atualmente leciona Ciências e Biologia no Ensino Fundamental II e Médio e é professora do 2o ano do Ensino Fundamental I.

 

Simone Rocha Salomão, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFJF, mestrado em Educação pela UNICAMP e doutorado em Educação pela UFF. Lecionou Ciências e Biologia na Educação Básica, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professora de Pesquisa e Prática de Ensino de Ciências Biológicas da FE/ UFF. Desenvolve pesquisas nos temas: ensino e aprendizagem de Ciências/Biologia, Linguagem e Formação de professores. Coordena projeto de extensão voltado às Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais.

Referências

BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: fundamentos, história e realidade em sala de aula. Unesp/UNIVESP, volume 10, 1a edição, 2012.

COLINVAUX, Dominique. Ciências e crianças: delineando caminhos de uma iniciação às ciências para crianças pequenas. Contrapontos, Itajaí, v. 4, n. 1, p. 105-123, jan./abr. 2004.

FRANÇA, Elaine Soares. A construção de relações entre ciência e imaginação em uma turma ao longo do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, 2017 (TESE DE DOUTORADO).

et al. Mágica e Experiência em uma Sala de Aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise de interações discursivas na construção do que é ciência. Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, Niterói, n. 7, p. 1722-1732, 2014.

FOCHI, Paulo Sérgio. Teatro desde bebês: contributos para pensar o teatro, a arte e a educação. Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Revista Moín-Moín, n 12, 2014.

MAHEIRIE, Kátia; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; STRAPPAZZON, André Luiz; CARVALHO, Carolina Souza de; MASSARO, Felipe Karpinski. Imaginação e processos de criação na perspectiva histórico-cultural: análise de uma experiência. Estudos de Psicologia, Campinas, 32(1), p. 49-61, jan/mar. 2015.

MARANDINO, M.; SELLES, S.E. FERREIRA, M.S. As coleções escolares e o ensino de Ciências e Biologia. In: MARANDINO, M.; SELLES, S.E. FERREIRA, M.S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 119- 124 p. 2009.

PIETROCOLA, Maurício. Curiosidade e Imaginação – os caminhos do conhecimento nas Ciências, nas Artes e no Ensino. In: PESSOA DE CARVALHO, A. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomsom, 2004, cap. 7.

RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v 13(3), pp.299-331, 2008.

SALOMÃO, S. R. Significados para o trabalho com biologia na educação infantil e nas séries iniciais: uma reflexão pelo fio da linguagem. In: BARZANO, M. A. L.; FERNANDES, J. A. B.; FONSECA, L. C. S.; SHUVARTZ, M. (Orgs.). Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. Goiânia: Índice Editora, 2014.

VIGOTSKY, L.S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: apresentação e comentários de A. L. Smolka. São Paulo: Ática, 2009. (Publicado originalmente em 1930).

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

GAGO, R. DA C.; SALOMÃO, S. R. Na coleção havia uma semente mágica: relações do imaginar com o aprender ciências nos anos iniciais. Sede de Ler, v. 6, n. 1, p. 34-39, 28 out. 2019.

Edição

Seção

Relato de Experiência