PAIXÃO SEGUNDO G. H. E A FUNÇÃO HUMANIZADORA DE CANDIDO: O (SER)HUMANO EM LINGUAGEM, EXPERIÊNCIA E ALTERIDADE

Autores

Palavras-chave:

Função humanizadora, experiência, exercício condicional.

Resumo

O artigo que ora se apresenta tem por objetivo proceder a uma análise do Romance A Paixão Segundo G. H., de Clarice Lispector, de modo a estabelecer convergência com as diretrizes estipulados pelo Projeto de Pesquisa - Antropologia e teoria literária: um estudo acerca da função humanizadora da literatura em Antonio Candido da Profª. Orientadora Anita Martins Rodrigues de Moraes. Por conseguinte, pretende-se ressaltar aspectos relevantes para a compreensão da obra, com base na Bibliografia Básica recomendada pelo projeto, o qual se debruçou na investigação das relações entre antropologia e teoria literária na obra de Antonio Candido, com foco em sua teorização acerca da função humanizadora da literatura, buscando compreender como certos pressupostos antropológicos de viés evolucionista foram integrados por Candido em suas próprias formulações teóricas. A partir da análise literária selecionada, buscar-se-á (re)significar o que Candido concebe como função humanizadora de modo a elucidar como a experiência literária suscita o exercício condicional do (ser)humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursulla Gomes Herdy, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras/Literaturas pelas Universidade Federal Fluminense. Professora da educação básica. Mestranda em Teoria Literária pela Universidade Federal Fluminense. Membro do grupo de Desenvolvimento e Inovação em Ensino - DIECI.

Referências

AGAMBEN, G. Infância e História ensaio sobre a destruição da experiência. (In.) Infância e História ensaio sobre a destruição da experiência. Belo Horizonte: Editora UFMG 1ªed., 2005. p. 19 – 79.

BENEVIDES, M. V. Cidadania e Direitos Humanos. (In.) Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos. Acesso em 13 jun de 2019.

CANDIDO. A. A literatura e a vida social. (In.) Literatura e Sociedade. São Paulo: Publifolha, 2000a.

__________. Estímulos da criação literária. (In.) Literatura e Sociedade. São Paulo: Publifolha, 2000b.

___________. O direito à literatura. (In.) Antonio Candido. O direito à literatura e outros ensaios. Coimbra: Angelus Novus, 2004. (Org.) Abel Barros Baptista.

___________. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1971.

___________. A literatura e a formação do homem. (In.) Revista Remate de Males: Antonio Candido (número especial), Campinas: DTL-Unicamp, 1999.

CASTRO, E. V. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

ISER, W. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Rio de Janeiro: EdUerj, 2013.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

LISPECTOR, C. A paixão segundo G. H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

HERDY, U. G. PAIXÃO SEGUNDO G. H. E A FUNÇÃO HUMANIZADORA DE CANDIDO: O (SER)HUMANO EM LINGUAGEM, EXPERIÊNCIA E ALTERIDADE. Sede de Ler, v. 7, n. 1, p. 22-27, 21 out. 2020.