“LUGAR DE ESCUTA”: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NO “FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS”
Palavras-chave:
Roda de leitura, literatura e psicologia, lugar de escutaResumo
O “Fragata – Itinerâncias Literárias” é um projeto de ensino-pesquisa-extensão que une três escolas públicas do Rio de Janeiro para fazer rodas de leitura. No presente trabalho, apresenta-se a estrutura, as metodologias e a organização do grupo, composto por estudantes de escolas, universitários (licenciandos e extensionistas) e professores. Acreditamos, no Fragata, que a educação literária deve ultrapassar a reprodução de textos canônicos e suas respectivas repercussões, priorizamos a representatividade e atualidade na escolha dos textos a serem trabalhados. Como estratégia de sensibilização, planejamos (inter)mediações, instrumentos de imersão e aprofundamento nas narrativas. Discute-se, também, a relevância da participação de uma estudante de psicologia na equipe de construção dos encontros (FREIRE, 2008), majoritariamente formada por estudantes ou formados em Letras – essa troca possibilita uma via de mão dupla que enriquece tanto a formação da extensionista como as discussões nas rodas de leitura. A cada semestre, escolhe-se um tema amplo para ser aprofundado ao longo dos encontros – na segunda metade de 2019, foi escolhida a “Escuta”. O relato de experiência narra as experiências vividas em setembro, módulo definido pelas dificuldades de escuta, divididas nos seguintes tópicos: ruído na comunicação, ser escutado, escuta caótica e o silêncio.Downloads
Referências
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