ATIVIDADE DE EXTENSÃO (EAD) E A PÓS-GRADUAÇÃO: DO DIÁLOGO COM A PESQUISA AO DIÁLOGO COM O PESQUISADOR

Autores

  • Julio César Ribeiro dos Santos Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL-UFSCar) https://orcid.org/0000-0003-1865-2632

Palavras-chave:

Linguística, Metodologia, Extensão universitária.

Resumo

Neste relato, compartilho minha experiência na atividade de extensão intitulada Introdução aos Paradigmas dos Estudos da Tradução em suas etapas de idealização, planejamento, implementação e finalização, realizada junto à PROEX-UFSCar, no ano de 2018, Para além do chamamento ao dever ético de estreitamento de laços entre comunidade e universidade num ato inicial de devolutiva social por parte daqueles que se titulam em instituições públicas, trato de algumas das potencialidades e limitações desta iniciativa em sua aplicabilidade a pesquisas qualitativas de base etnográfica (HOLMES, 1992; CRESWEL, 2010). Em aspectos pontuais, a atividade de extensão propiciou encontro inesperado entre sujeitos de perfis diversos, o que corroborou a abertura de horizontes do pesquisador em significativas reverberações em sua formação e pesquisa; das limitações, acuso o alto índice de evasão (77%) e o elevado grau de formalidade em detrimento da espontaneidade por parte dos cursistas no preenchimento do questionário semiestruturado (CUNHA, 2007) constitutivo da pesquisa que buscava apreciações subjetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio César Ribeiro dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL-UFSCar)

Bacharel em linguística (2016) pela Universidade Federal de São Carlos,  obteve o título de mestre (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição (PPGL-UFSCar). Vem se dedicado às interfaces entre os Estudos da Tradução e a Análise Crítica do Discurso, tendo como corpus a canção sertaneja. Em nível de doutorado, busca compreender a aloformia do estilo partir do repertório da dupla Chitãozinho & Xororó.

Referências

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, Artmed, 2010. 296p.

CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti. Pesquisa aplicada na área de português para falantes de outras línguas;: procedimentos metodológicos. In: Projetos iniciais em português para falantes de outras línguas. Brasília: EdUNB; Campinas: Pontes Editores, 2007.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UNB, 2001.

FERREIRA, Larissa de Paula. O gênero fórum de discussão online na formação continuada de orientadores de estudos do PNAIC: caracterização e potencialidade. São Carlos: UFSCar, 2016. (Dissertação de mestrado). Disponível em: https://repositório.ufscar.br/handle/ufscar/8893. Acesso em: 09/04/2020.

FERREIRA, Vanessa da SILVA; ELIA, Marcos da Fonseca. Uma modelagem conceitual para identificação das causas de evasão escolar em EAD. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar_url?url=http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/download/2627/2281&hl=pt-BR&sa=X&scisig=AAGBfm1MywI1cFM7Ti7KTxAvqQut_UM4Lw&nossl=1&oi=scholarr&ved=0ahUKEwivyubFhtTaAhXFQZAKHXAPBuMQgAMIKCgBMAA . Acesso em: 09/04/2020

HOLMES, J. Research and the Postmodern Condition. In Paschoal, M.S.Z. & Celani, M.A.A (org.). Linguística aplicada: da aplicação de linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: Educ: 1992.

HAMMERSLEY, Martyn; ATKINSON, Paul. Ethnography principles in pratice. London and New York: Routledge, 1995.

LEVADO, T. Uso da internet no Brasil cresce e 70% da população está conectada. G1. Economia. 28/agosto/2019. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/08/28/uso-da-internet-no-brasil-cresce-e-70percent-da-populacao-esta-conectada.ghtml . Acesso em: 22/abril/2020.

SANTOS, Julio César Ribeiro dos. Ai se eu te pego! – um caso de (in)fidelidade: uma leitura holística do hit e suas traduções para o inglês e espanhol à luz dos estudos de tradução e da Análise Crítica do Discurso. São Carlos: UFSCar, 2019. (Dissertação de mestrado). Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11162. Acesso: 09/04/2020.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

RIBEIRO DOS SANTOS, J. C. ATIVIDADE DE EXTENSÃO (EAD) E A PÓS-GRADUAÇÃO: DO DIÁLOGO COM A PESQUISA AO DIÁLOGO COM O PESQUISADOR. Sede de Ler, v. 7, n. 1, p. 51-59, 21 out. 2020.