ATIVIDADE DE EXTENSÃO (EAD) E A PÓS-GRADUAÇÃO: DO DIÁLOGO COM A PESQUISA AO DIÁLOGO COM O PESQUISADOR

Autores

Palavras-chave:

Linguística, Metodologia, Extensão universitária.

Resumo

Neste relato, compartilho minha experiência na atividade de extensão intitulada Introdução aos Paradigmas dos Estudos da Tradução em suas etapas de idealização, planejamento, implementação e finalização, realizada junto à PROEX-UFSCar, no ano de 2018, Para além do chamamento ao dever ético de estreitamento de laços entre comunidade e universidade num ato inicial de devolutiva social por parte daqueles que se titulam em instituições públicas, trato de algumas das potencialidades e limitações desta iniciativa em sua aplicabilidade a pesquisas qualitativas de base etnográfica (HOLMES, 1992; CRESWEL, 2010). Em aspectos pontuais, a atividade de extensão propiciou encontro inesperado entre sujeitos de perfis diversos, o que corroborou a abertura de horizontes do pesquisador em significativas reverberações em sua formação e pesquisa; das limitações, acuso o alto índice de evasão (77%) e o elevado grau de formalidade em detrimento da espontaneidade por parte dos cursistas no preenchimento do questionário semiestruturado (CUNHA, 2007) constitutivo da pesquisa que buscava apreciações subjetivas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Julio César Ribeiro dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL-UFSCar)
    Bacharel em linguística (2016) pela Universidade Federal de São Carlos,  obteve o título de mestre (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição (PPGL-UFSCar). Vem se dedicado às interfaces entre os Estudos da Tradução e a Análise Crítica do Discurso, tendo como corpus a canção sertaneja. Em nível de doutorado, busca compreender a aloformia do estilo partir do repertório da dupla Chitãozinho & Xororó.

Referências

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, Artmed, 2010. 296p.

CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti. Pesquisa aplicada na área de português para falantes de outras línguas;: procedimentos metodológicos. In: Projetos iniciais em português para falantes de outras línguas. Brasília: EdUNB; Campinas: Pontes Editores, 2007.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UNB, 2001.

FERREIRA, Larissa de Paula. O gênero fórum de discussão online na formação continuada de orientadores de estudos do PNAIC: caracterização e potencialidade. São Carlos: UFSCar, 2016. (Dissertação de mestrado). Disponível em: https://repositório.ufscar.br/handle/ufscar/8893. Acesso em: 09/04/2020.

FERREIRA, Vanessa da SILVA; ELIA, Marcos da Fonseca. Uma modelagem conceitual para identificação das causas de evasão escolar em EAD. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar_url?url=http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/download/2627/2281&hl=pt-BR&sa=X&scisig=AAGBfm1MywI1cFM7Ti7KTxAvqQut_UM4Lw&nossl=1&oi=scholarr&ved=0ahUKEwivyubFhtTaAhXFQZAKHXAPBuMQgAMIKCgBMAA . Acesso em: 09/04/2020

HOLMES, J. Research and the Postmodern Condition. In Paschoal, M.S.Z. & Celani, M.A.A (org.). Linguística aplicada: da aplicação de linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: Educ: 1992.

HAMMERSLEY, Martyn; ATKINSON, Paul. Ethnography principles in pratice. London and New York: Routledge, 1995.

LEVADO, T. Uso da internet no Brasil cresce e 70% da população está conectada. G1. Economia. 28/agosto/2019. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/08/28/uso-da-internet-no-brasil-cresce-e-70percent-da-populacao-esta-conectada.ghtml . Acesso em: 22/abril/2020.

SANTOS, Julio César Ribeiro dos. Ai se eu te pego! – um caso de (in)fidelidade: uma leitura holística do hit e suas traduções para o inglês e espanhol à luz dos estudos de tradução e da Análise Crítica do Discurso. São Carlos: UFSCar, 2019. (Dissertação de mestrado). Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11162. Acesso: 09/04/2020.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

ATIVIDADE DE EXTENSÃO (EAD) E A PÓS-GRADUAÇÃO: DO DIÁLOGO COM A PESQUISA AO DIÁLOGO COM O PESQUISADOR. Sede de Ler, Niterói, v. 7, n. 1, p. 51–59, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/42308. Acesso em: 9 ago. 2025.