PERCEPÇÃO SOBRE CIÊNCIAS HUMANAS DE ALUNOS DE PRÉ-VESTIBULAR: UM TESTE-PILOTO
Palavras-chave:
Percepção Pública de Ciência e Tecnologia, Ciências Humanas, CiênciaResumo
O artigo advém de um interesse em pesquisar a percepção sobre ciências humanas a partir do recorte de alunos que encerram os estudos no ensino médio. Para tanto, foi realizado um questionário, em caráter exploratório, aplicado de maneiras presencial e online a estudantes de cursinhos pré-vestibular. A relevância do levantamento se dá a partir de dizeres que circulam, atualmente, sobre ciência em meio a um cenário de movimentos anticientíficos. Ora, se lugares já cientificamente consolidados são postos em questão, como no exemplo de movimentos terraplanistas e antivacinas, como se dá a percepção de ciências humanas? O questionário foi aplicado em três cidades do interior de São Paulo (Campinas, Piracicaba e São José dos Campos) e teve 40 respostas. Como resultado, tem-se o imaginário do cientista de laboratório, um homem branco de jaleco; bem como a dispersão de conceitos acerca de Ciências Humanas. Ressalta-se, ainda, o papel da Internet para busca de informação e a relação entre professores e alunos também com essa finalidade.
Downloads
Referências
ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
ORLANDI, Eni P. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2004.
______. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. Campinas: Pontes, 2010.
HENRY, Paul. A história não existe? In: ORLANDI, Eni Puccinelli. Gestos de Leitura. 3. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2010. Cap. 2. p. 23-48.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultix, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).