PRÁTICA DE ENSINO EM AULAS DE PORTUGUÊS: RELATO DE INTERVENÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Gisele Arruda Eckhardt Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Relato de experiência, Educação

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo incentivar a prática de leitura dos alunos, através da contação de histórias. A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de atividades interventivas em uma turma de sexto ano do ensino fundamental, localizada na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. As atividades incluíram leitura de contos de fadas, tarefas escritas de compreensão textual, jogos, questionários e produção de contos pelos alunos.Conforme a necessidade da turma, os materiais foram criados e adaptados a fim de possibilitar o engajamento dos alunos. A fundamentação teórica está apoiada na concepção de linguagem sociointeracionista (BAKHTIN,2011),nos conceitos de leitura de Michèle Petit (2009;2010), Beatriz Feres (2011) e Vincent Jouve (2002) , nas discussões acerca da literatura infantil em Bruno Bettelheim (2017) ,Nelly Novaes Coelho (2000;2012), Regina Zilberman (2003), Karin Hueck (2016) e Luciana Pessolato & Maurício Bronzatto (2014). A metodologia está baseada na pesquisa-ação e também foi usada a sequência didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). Ademais, essa pesquisa buscou resgatar a  oralidade, o vínculo afetivo entre professor e alunos e a desconstrução de estereótipos presentes na sociedade, tais como questões de gênero, raça, aparência e felicidade.

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Biografia do Autor

Gisele Arruda Eckhardt, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela UERJ - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa pela Estácio. Possui Mestrado Profissional em Letras pela UERJ - FFP. Doutoranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da rede municipal de Maricá e de São Gonçalo.

Referências

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

ECKHARDT, G. A. PRÁTICA DE ENSINO EM AULAS DE PORTUGUÊS: RELATO DE INTERVENÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. Sede de Ler, v. 7, n. 1, p. 74-81, 21 out. 2020.